Publicado 20/10/2023 20:08
Olá, meninas!
Hoje estudos mostram, mais do que nunca, que fazer exercícios é um fator muito importante para a saúde mental. E quem frequenta a academia, sabe exatamente como isso é a mais pura verdade! Você já ouviu falar que se exercitar ajuda a combater a depressão?
Movimentar o corpo e deixar a preguiça de lado são fundamentais para prevenir diversas doenças, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outros. Além, é claro, e reduzir sintomas de ansiedade e depressão.
"Quando nós nos exercitamos nosso corpo libera diversos hormônios, tais como endorfina, que gera sensação de recompensa e bem-estar; a serotonina, hormônio da felicidade; adrenalina, atuando na resposta rápida em situações de estresse, no caso estresse muscular; cortisol com a função de proteger nossa saúde", explicou o personal trainer Cássio Fidlay.
Os exercícios interferem em outros fatores que impactam a saúde mental. Reduzem também o estresse e melhoram a qualidade do sono. Além disso, estimulam o sistema cognitivo e psicossocial.
"Como por exemplo, a satisfação com o seu corpo, autopercepção, menor prevalência de sintomas de doenças como ansiedade e depressão. Não dá para falar de vida saudável, sem uma frequência mínima de exercício físico por semana. Portanto, se você não se exercita, passe a fazer, cuide o quanto antes da sua saúde física e mental", destaca o profissional.
Depois dessas dicas, as desculpas para ficar sedentário em casa acabaram, não é mesmo? Portanto, nunca é tarde para começar. Aproveite e mexa-se!
Gostaram das dicas? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h30. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.