Ter uma horta em casa contribui com a alimentação e com a saúde mental Reprodução
Publicado 02/08/2024 09:00
Olá, meninas!
Publicidade
Desde a pandemia, cada vez mais famílias vêm adotando a prática saudável de cultivar hortas domésticas. Estar em contato com a natureza é uma grande alegria e se for possível fazer isso no seu próprio lar é melhor ainda.
Estudos apontam que nos últimos 5 anos cresceu em 50% o número de hortas urbanas no Brasil, tanto comunitárias como particulares. O Brasil está seguindo essa tendência mundial de alimentação. “O hábito de plantar traz inúmeros benefícios para a nossa rotina, seja pelo fato de contribuir para uma alimentação mais saudável pois estamos nos alimentando com produtos cultivados em casa, seja por nos aproximar da natureza e contribuir para o bem-estar mental”, explica Andrei Santos, diretor de Planejamento da ISLA Sementes.
Com a rotina agitada dos brasileiros, muitos buscam alimentos que sejam rápidos, práticos e gostosos de consumir, e dessa forma os microverdes se destacam. Microverdes são hortaliças em sua fase jovem, fáceis de plantar e de consumir, e dependendo da variedade podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que as hortaliças em tamanho adulto.
Plantar e consumir outras hortaliças contribuem para a alimentação saudável e para aproximar o indivíduo da natureza. A atividade é vista por médicos e estudiosos como terapêutica e já faz parte de projetos em tratamentos em hospitais, sendo considerada essencial para muitos casos, e que favorece para o bem-estar físico e espiritual. A decisão de começar a cultivar uma horta a partir da semente pode ser o passo fundamental para manter sua saúde no futuro.
E você, qual plantinha você costuma cultivar? Ainda não tem plantas em casa? Chegou a hora de mudar isso! Me conta tudo? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Leia mais