Vacinar os pequenos e manter a higiene são as melhores formas de prevenção contra o rotavírusReprodução
Publicado 27/09/2024 09:00
Olá, meninas!
Publicidade
O rotavírus é um vírus que causa gastroenterite e os sintomas mais frequentes são vômitos, dor abdominal e diarreia. Pode também ocorrer febre e em quadros mais graves a desidratação. São o problema não for tratado de forma eficaz pode até causar o óbito, especialmente em crianças menores de 5 anos.
O rotavírus pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, mas as crianças são as que mais sofrem com o problema. Estima-se que 600 mil crianças morrem por ano no mundo por rotavírus.
A doença é altamente contagiosa e são frequentes os surtos de casos em creches, escolas e hospitais. Além de alimentos ou água contaminados, também pode ser transmitida por via aérea e de forma indireta em superfícies contaminadas como maçanetas, mesas e superfícies como brinquedos.
“O melhor método de precaução é a vacinação, sendo a primeira dose já aos 2 meses de vida e, no máximo iniciando até os 3 meses e 15 dias de vida. Há dois tipos de vacina, ambas por via oral, sendo uma monovalente, que está disponível na rede pública de saúde e a outra pentavalente, disponível apenas na rede privada. A vacina é bastante eficaz contra os sorotipos, reduzindo os quadros mais graves, evitando ainda a disseminação nos mais velhos”, explica o pediatra Rodrigo Cardeal, que também é alergologista e imunologista.
Métodos de precaução como lavagem das mãos com água e sabão, álcool em gel, higienização de alimentos e utensílios de cozinha, utilização de água potável também influenciam na disseminação do vírus reduzindo a chance de adoecer.
“O tratamento baseia-se no cuidado dos sintomas, manutenção da hidratação com ingestão de líquidos como água, sucos e até mesmo soros de rehidratação oral e na vigilância da desidratação”, destaca o médico.
Cuidem-se! Vacinem seus bebês e mantenham uma higiene adequada. A prevenção é o melhor remédio!
Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Leia mais