Dermatologista explica que o estresse pode gerar problemas na pele e acelerar o envelhecimento Reprodução
Publicado 23/10/2024 20:08 | Atualizado 23/10/2024 20:08
Olá, meninas!
Publicidade
O estresse já faz da vida de muitas pessoas. Ele é a resposta fisiológica, biológica ou psicológica no nosso organismo quando vivenciamos situações de pressão. Aprender como lidar com isso é um desafio diário. Um dos reflexos do estresse se forma através das doenças de pele, que podem ser agravadas ou até desencadeadas por ele. Mas como podemos evitar isso? E como podemos tratar?
“A pele é o maior órgão do corpo humano e pode ser impactada pelo estresse de várias formas. Ele promove um estado pró-inflamatório na nossa pele, diminui o processo de cicatrização e tem impacto negativo em várias doenças dermatológicas como por exemplo Psoríase, Dermatite Seborréica, Vitiligo, eczemas, entre outras. Ele também aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, podendo desencadear ou piorar a acne”, explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.
O estresse também pode acelerar o envelhecimento da pele e dos cabelos. “Ter o corpo no limite também tem impacto negativo no processo de envelhecimento da pele. Alguns hormônios liberados durante o estresse aumentam a degradação das fibras de colágeno e elastina, contribuindo para o aumento da flacidez e surgimento de rugas e linhas finas. Outro impacto negativo é em relação aos cabelos. O estresse contribui para a queda capilar e também para o processo de afinamento dos fios”, destaca a especialista.
O que podemos fazer para evitar? Confira as dicas da dermatologista Ana Carolina Sumam:
- Para evitar estes problemas, devemos tentar reduzir o estresse através de técnicas e terapias que promovam o relaxamento como medicação, yoga, acupuntura, técnicas de respiração, além da prática de atividades físicas.
- Além disso, manter a pele sempre bem hidratada ajuda a reduzir algumas das manifestações do estresse na pele.
- Os problemas causados pelo estresse terão que ser abordados de forma individualizada de acordo com as manifestações clínicas de cada paciente.
Gostaram das dicas? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Leia mais