Hospital do Coração havia montado 30 leitos para a pandemiaDivulgação
Por O Dia
Publicado 15/06/2020 15:37
Duque de Caxias - O Hospital do Coração (HSCOR), no bairro Jardim 25 de Agosto, fechou, na última sexta-feira, 12, o CTI exclusivo (com 30 leitos) para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. De acordo com a unidade de saúde da rede privada, isso só foi possível porque o número de atendimentos para a doença caiu drasticamente nas últimas duas semanas. Com isso, o hospital mantém agora apenas quatro leitos de CTI para atender possíveis novos casos, que são os leitos de isolamento originais.

“Neste último mês, percebemos que começou a aumentar o número de pacientes com outros sintomas, não relacionados ao coronavirus. Certamente estavam em casa, com receio de procurar o Hospital, e agora casos de derrame, infarto e outras doenças cardiovasculares estão retornando”, aponta Marcus Lacativa, que é chefe do serviço de cardiologia do HSCOR.

Segundo o médico, o pico de atendimentos com pessoas com sintomas do novo coronavírus ocorreu na última semana de abril, quando a unidade chegou a atender, na emergência, mais de 80 pessoas por dia. Após esse período, os casos foram caindo. Atualmente, a média de atendimentos não passa de cinco atendimentos diários, quase todos com sintomas leves.

"Abril foi um mês intenso. Nosso CTI foi enchendo rapidamente. Vivemos um verdadeiro pandemônio. Nossos aparelhos de tomografia ficaram rodando direto. A gente espera que não haja uma segunda onda da doença porque nosso hospital é voltado para cirurgias cardíacas, angioplastias. Tivemos que contratar mais médicos, equipamentos, para atender os pacientes de covid. Um custo enorme. Estamos voltando a focar em nossos atendimentos para o coração”, finaliza o Dr. Lacativa.