As matrículas devem ser efetuadas somente através do site da Fundec (www.fundec.rj.gov.br).Imagem de internet
Publicado 07/04/2022 14:55
Duque de Caxias - O projeto Resenha com Arte, das Escolas Firjan SESI, abre 160 vagas gratuitas com turmas exclusivas para quem estuda em escolas públicas de Duque de Caxias. Os cursos, abertos pela primeira vez para o público externo, manterão o formato on-line, e aceitarão inscrições no site da Escola Firjan SESI até a próxima quarta-feira, 13/4. Lançado no início da pandemia da Covid-19, o Resenha com Arte acontece há dois anos para alunos da instituição, com o objetivo de potencializar a criatividade através de experiências artísticas.

A nova vertente foi definida a partir da política de Cultura do SESI Nacional, que propõe ampliar cursos para a comunidade, explica Olga Acosta, especialista de Cultura da Firjan SESI, que está na coordenação das aulas para alunos externos.
Cada cidade terá 40 vagas para alunos externos, que deverão estar cursando o Ensino Médio em escolas públicas. A seleção dos alunos será feita por ordem de inscrição e as aulas terão início em 11 de abril. O formato virtual permite o contato dos inscritos com artistas de outras cidades, com diferentes vivências e visões de mundo.

“Ao longo do curso são propostas diversas técnicas e reflexões, incentivando cada aluno a desenvolver o seu processo criativo, falando sobre suas inspirações e a intenção da obra artística. O tema deste ano será a importância histórica e os reflexos no mundo contemporâneo da Semana de Arte Moderna de 1922, levando o aluno a se conectar com diversas áreas de interesse, a partir dessa temática central”, acrescenta Olga.

O projeto tem o objetivo de utilizar a arte como disparadora do processo criativo, despertando habilidades que potencializem a formação humana pelo mergulho em diversas linguagens artísticas.
“Nos últimos dois anos, o projeto permitiu que os alunos expressassem suas expectativas e suas visões de mundo, entendendo as possibilidades e interseções das artes com o universo do trabalho”, ressalta Olga.
Leia mais