Equinovida, em Duque de CaxiasDivulgação
Publicado 25/06/2022 17:11
Duque de Caxias - Em Xerém, no quarto distrito de Duque de Caxias, a Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho gratuito, diferenciado e fundamental na reabilitação e tratamento de pessoas com deficiência. No Equinovida, crianças a partir de três meses até 13 anos de idade são atendidas por uma equipe multidisciplinar e recebem acompanhamento psicopedagógico, pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de terapia ocupacional, fisioterapia e assistência social.
“As sessões duram 30 minutos e acontecem uma vez por semana. A habilitação e reabilitação são oferecidas para as crianças com deficiência desde os três meses de idade. Hoje em dia, os laudos médicos acontecem o mais cedo possível, porque quanto mais cedo começam os atendimentos melhor para a criança se habilitar e reabilitar”, explicou Michelle Siqueira, diretora responsável da instituição, fisioterapeuta de formação e pós-graduada em saúde da família.
Os pacientes em tratamento também contam com transporte gratuito oferecido pela Prefeitura, com saída no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Xerém para as crianças e os responsáveis que não têm meios próprios de locomoção. O Equinovida fica na Rua Márcio Santos Silva n. 2846 Pq. Ana Dantas - Xerém. O local vai completa quinze anos neste dia 25/06 e funciona das 8:00h até as 17:00h.
Saiba mais sobre a equinoterapia
A equinoterapia é um dos principais tratamentos de reabilitação para as crianças com limitações físicas ou mentais. Isso porque ela consegue alcançar excelentes resultados com problemas relacionados aos movimentos dos quadris e coluna vertebral, dando, aos pacientes, mais firmeza e equilíbrio ao montar no animal. Segurar e guiar as rédeas são atividades capazes de resultar efeitos muito positivos para o cotidiano das crianças.
Quando se trata de alguma deficiência, esses benefícios são ainda mais perceptíveis, assim como no desenvolvimento da fala, socialização, até mesmo autoconfiança, e para ajudar os pacientes a se tornarem mais independentes. Isso sem falar nos sentimentos de bem-estar proporcionados pela montaria.
Leia mais