Publicado 28/07/2022 19:22
Duque de Caxias - A educação é transformadora e possibilita descobertas e avanços surpreendentes. Prova disso são os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Ruy Barbosa, autores do e-book (livro em formato digital) “Poesia Cidadania”, desenvolvido e lançado pela professora da sala de leitura, Marisa Machado. O trabalho, que é um desdobramento do projeto Leitores do Mundo, Escritores da Vida, reúne uma coletânea de 19 poesias sobre fragmentos de histórias de vida escritas por cada um.
Ao relatarem o orgulho de vencerem os desafios e, hoje, fazerem parte dessa experiência inédita, é inevitável os alunos não irem às lagrimas. Nos textos, eles expressam seus sentimentos, suas crenças, suas origens e valores.
“É um projeto que começou como apoio à aprendizagem e tomou toda essa projeção. Muitos desses alunos quando chegaram aqui mal sabiam ler, outros nem isso. Além do avanço educacional e da autoestima, esse trabalho favoreceu a eles um grau de pertencimento maior à escola, pois começaram a ver suas histórias sendo valorizadas”, avaliou Marisa.
Para os alunos autores, a emoção é única:
“Quando eu entrei por aquela porta, eu não sabia nada. Mas fui acolhido e recebi incentivo da professora e isso foi fundamental. Tenho uma filha pequena e quero ter o prazer de sentar e ler um livro para ela. Hoje, vejo que subi muitos degraus e falta só mais um pouco para chegar ao pódio”, disse o aluno Anderson Almeida, de 45 anos, autor de “Amizade”.
“Depois de 50 anos fora da sala de aula, foi me dada essa oportunidade. A escola me acolheu. Quando criança, fui tirado de sala para ajudar os meus pais e hoje tenho até poesia publicada. Ver meu nome e a minha história serem contados é muita emoção”, descreveu Francisco Carlos da Silva, 58 anos, autor de “Lugar da Gente”.
“A minha poesia é uma homenagem a minha mãe, que foi quem me incentivou a voltar estudar. A escola hoje é tudo para mim”, declarou Wallace Rosa, de 38 anos, autor de “Beleza”.
Além de criarem os textos, extraídos pela professora durante as rodas de conversas, os alunos também participaram de todo o processo de produção do livro, inclusive, da escolha da capa. O trabalho também contou com o apoio de outros professores e da direção escolar: Aline Monteiro, diretora, e sua vice, Jupiara Nogueira .
“A gente percebe que cada vez mais a escola precisa se adequar às demandas especificas de aprendizagem do estudante e não o contrário. A EJA é um trabalho diferenciado em que temos de aliar os conteúdos com a vida prática dos alunos”, analisou Marisa.
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