Hospital de Saracuruna recebe certificado do Ministério da SaúdeDivulgação
Publicado 28/12/2022 11:36
Duque de Caxias - Para enfrentar a mortalidade materna e infantil, o Ministério da Saúde, em parceria com a Opas/OMS, criou a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH). Por meio dela, o ministério está capacitando profissionais de todo o país. Na última semana, o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), administrado pela Prefeitura de Duque de Caxias, recebeu do Ministério da Saúde a certificação pela implementação da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH), contribuindo para a redução desse tipo de mortalidade no Brasil. A Unidade de Saúde Municipal passa a ser a primeira no país a receber essa certificação.
Hospital de Saracuruna recebe certificado do Ministério da Saúde - Divulgação
Hospital de Saracuruna recebe certificado do Ministério da SaúdeDivulgação


A iniciativa de implementação da Estratégia 0MMxH no HMAPN teve início em abril de 2021, a partir de oficinas de capacitação de profissionais que atuam na maternidade da unidade. O hospital foi escolhido por ser unidade de referência no Estado, recebendo pacientes de todas as complexidades. Segundo dados do DataSUS, a hemorragia pós-parto é, hoje, a principal causa de morte materna no mundo. No Brasil, cresceu 25% em 10 anos (2010-2020).

A cerimônia de certificação foi realizada no auditório do HMAPN, com a presença do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis; do secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Raphael Camara Medeiros Parente; da diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil do MS, Dra. Lana de Lourdes Aguiar Lima; da coordenadora da Área Técnica de Saúde das Mulheres da SES, Dra. Leila Adesse; do secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Dr. Daniel Puertas; do diretor geral do HMAPN, Dr. Luca Freire; da coordenadora da Maternidade do HMAPN, Dra. Adriana Colombo; além de profissionais de saúde e colaboradores do hospital, que participaram ativamente da implementação da Estratégia 0MMxH.
Hospital de Saracuruna recebe certificado do Ministério da SaúdeDivulgação


Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi protagonizado pela paciente Ester Santos Carvalho, que esteve entre a vida e a morte por hemorragia pós-parto, sendo socorrida pela equipe da Maternidade do Hospital Adão Pereira Nunes. Ester falou dos momentos difíceis pelos quais passou, após o nascimento da sua filha, e do atendimento e acolhida que recebeu de toda a equipe médica da unidade.
“Estou muito emocionada, mas também muito feliz pela oportunidade de compartilhar um pouco da minha história e da minha gratidão. Nunca vou esquecer de como cheguei aqui no Hospital, banhada em sangue, e de como Deus me colocou nas mãos dos melhores profissionais de saúde, verdadeiros ‘anjos’, capacitados para lidar com aquela situação. Graças a dedicação e acolhimento de vocês, eu posso criar a minha bebê. Obrigada, vocês salvaram a minha vida!”, declarou, emocionada, a jovem mamãe Ester Santos.

Em sua fala, o secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Dr. Daniel Puertas, agradeceu a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, ressaltando que nada disso seria possível sem a dedicação e esforço de toda a equipe do HMAPN.
“Quero parabenizar a toda equipe do Adão Pereira Nunes, em especial a equipe da obstetrícia, que faz com que a nossa maternidade continue sendo referência em partos de alto risco. Essa certificação do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) vem coroar todo o esforço e dedicação dos nossos profissionais para zerar os casos de morte materna por hemorragia na unidade”, ressaltou Dr. Daniel Puertas.
Hospital de Saracuruna recebe certificado do Ministério da SaúdeDivulgação


Ao final do evento, o secretário Nacional do Ministério da Saúde, Dr. Raphael Camara, fez a entrega simbólica da 7ª edição da caderneta da gestante. A caderneta é um documento técnico elaborado para o acompanhamento pré-natal de todas as gestantes do Sistema Único de Saúde, disponível na Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Publicidade
Leia mais