Mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas são homenageadas na CâmaraArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Publicado 27/04/2023 16:57
Publicidade
Duque de Caxias - O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para homenagear as mães dessas pessoas, o vereador Michel Vila Nova (PSDB), concedeu moções de congratulações, no plenário da Câmara de Duque de Caxias, em sessão solene realizada em 24/04.
Mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas são homenageadas na Câmara - Art Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas são homenageadas na CâmaraArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação


“Sabemos da grande dificuldade que os pais dos autistas têm de fazer garantir os direitos deles. Tem a questão da falta do mediadores, de vagas nas escolas, crianças sofrendo bullying. Como pai de um autista, somente através do meu filho, eu fui enxergar este mundo, para mim, até então invisível”, disse o vereador Michel Vila Nova.

A presidente da Casa da Mãe Azul, Maria da Conceição da Silva, foi agraciada com a Medalha Professora Dalva Lazaroni, pelos seus trabalhos em prol das famílias e das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas são homenageadas na CâmaraArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação


“Eu faço o acolhimento de mães de autistas. Lá, eu levo orientações, faço requerimentos de benefícios. Estou há dez anos nesta luta já, onde ajudo, já consegui benefícios para mais de cem mães diferentes. Este projeto foi minha válvula de escape”, ressaltou Maria da Conceição.

Mãe de dois filhos autistas, ela ressaltou como surgiu a amizade e o apoio do vereador Michel Vila Nova.
“Eu senti verdade nele, porque a gente é uma classe muito sofrida e, assim, mais alguém para estar ajudando, eu falei assim: eu vou me unir a você, mas você vai ser muito cobrado”

Representando as mães, Eliane Silva, falou dos desafios e da importância do apoio da Casa Legislativa.
“Eu dependo da saúde pública, da escola pública e não é fácil, até hoje eu tenho lutado por um professor de apoio. A criança autista vai virar um adolescente autista e um adulto autista e ele precisa ser aceito, respeitado como é”.

A advogada Carolina Quarteu salientou o papel da OAB de Duque de Caxias no processo.
“Temos que pensar na equidade e é o que vocês buscam. Pensar em ações, nos direitos que proporcionem aos seus filhos a chegarem a lugares comuns. Sintam-se à vontade para nos procurar, procurar a comissão. A porta dos advogados está aberta”.

O vereador Michel Vila Nova finalizou a agradecendo a presença de todos e confirmando sua postura apoiadora da causa das pessoas autistas no município.
“Hoje, na primeira oportunidade que eu tive, foi gratificante fazer esta homenagem para as mães de autistas e deixei sempre bem claro que a nossa luta, é uma luta diária.”.
Publicidade
Leia mais