Caxias realiza segunda edição do Festival ParalímpicoDivulgação
Publicado 22/05/2023 20:10
Publicidade
Duque de Caxias - Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias participaram, no último sábado (20), no Grêmio Poliesportivo de Xerém, da segunda edição dos Jogos Paralímpicos, promovidos pela 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e com o apoio da Prefeitura. Para os organizadores, o festival superou todas as expectativas, dobrando o número de participantes do primeiro evento, realizado em setembro do ano passado, na Vila Olímpica.

A abertura dos jogos foi feita pelo prefeito Wilson Reis e contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Iracema Medeiros da Costa Silva, da coordenadora de Educação Especial da SME, Renata Vogas, e do presidente da OAB/Caxias, Wagner Botelho.

Os alunos participaram de atividades nas modalidades judô, jiu-jitsu, atletismo, vôlei sentado, basquete com cadeira de rodas e bocha. O festival contou com a participação de voluntários de diversos órgãos da prefeitura, estudantes das Universidades Estácio de Sá e Unigranrio, alunos e professores do Instituto Jinkings Judô e do IDE - Inclusão e Desenvolvimento Pelo Esporte, do bairro Jardim Gramacho.

Para a advogada Adriana Lima Soares, idealizadora e coordenadora do evento, o festival paralímpico proporcionou o acesso de alunos com deficiência à prática de várias modalidades esportivas e cidadania para pessoas de várias idades.
“Os esportes paralímpicos contribuem para a autoconfiança e a autoestima dos participantes, além de desenvolver a coordenação motora e agilidade, entre outros benefícios à saúde”.

O prefeito Wilson Reis destacou, na abertura do evento, o trabalho dos promotores do festival, em especial da advogada Adriana Lima.
“O esporte paralímpico ajuda no desenvolvimento da disciplina, permitindo que o atleta teste seus limites e a busca por objetivos. Eventos esportivos como esse, de inclusão e superação, envolvendo estudantes de várias idades e com diferentes graus de deficiência, são importantes para cidade”, destacou o prefeito Wilson Reis.
Publicidade
Leia mais