UPH Imbariê, em Caxias, com programa para realizar vasectomiaDivulgação
Publicado 12/06/2023 18:32
Publicidade
Duque de Caxias - A vasectomia é um procedimento cirúrgico que é utilizado como forma de controle de natalidade masculina. É um procedimento seguro e eficaz que é realizado em consultório médico e requer apenas anestesia local. A Unidade Pré-Hospitalar de Imbariê, administrada pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, é umas das quatro unidades da rede de Atenção à Saúde que realizam o procedimento no município.

A UPH Imbariê vem realizando esse procedimento há mais de um ano e já ultrapassou o número de 300 cirurgias realizadas. O procedimento faz parte do Programa de Planejamento Reprodutivo, que conta com um médico cirurgião, enfermeira e uma assistente social, que em conjunto administram essas atividades.
“O Programa de Planejamento Reprodutivo é de livre demanda e no último ano a procura pela vasectomia tem aumentado bastante na nossa unidade. Nós atendemos no Serviço Social, de segunda a sexta-feira, todos os interessados em passar pelo procedimento. Aqui o paciente recebe toda a orientação, participa de palestras, faz os exames e, estando apto, passa pela cirurgia”, explica a Assistente Social Simone Carvalho Araújo.

O médico cirurgião, Dr. Marcos Ferreira, é o responsável pelos procedimentos de vasectomia nas UPHs Campos Elíseos, Pilar e Imbariê. Ele informa que o procedimento, que dura de 30 a 40 minutos, tem um índice de complicação baixíssimo e o paciente recebe alta logo após a cirurgia.
“A vasectomia é uma opção segura e eficaz para homens que desejam controlar a sua fertilidade. Além de ser uma forma permanente de contracepção, ela pode trazer benefícios para a saúde sexual, financeira e mental do homem. Como qualquer procedimento cirúrgico, é importante discutir com o médico os prós e contras da vasectomia e considerar todas as opções antes de tomar uma decisão”, explicou o cirurgião.

Para o diretor médico da UPH Imbariê, Dr. Renato Acácio, esse é um momento muito especial para toda a equipe, pois demonstra que o trabalho está alcançando aqueles que realmente precisam desse serviço.
“Ultrapassar o número de 300 cirurgias é um marco importante, não só para a unidade, mas também para a saúde pública municipal. Em nome da direção, agradecemos às nossas equipes pela dedicação e à população, pela confiança”, destacou o diretor.

Saiba mais
A nova Lei nº 14.443, sancionada em 2 de setembro de 2022, reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para realizar esterilização voluntária em homens e mulheres com capacidade civil plena. O documento acaba com a exigência de autorização do marido ou da esposa para fazer procedimentos de laqueadura ou vasectomia. Segundo a Lei de Planejamento Familiar de 1996, a esterilização dependia do consentimento expresso de ambos os cônjuges.
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o serviço de esterilização voluntária cirúrgica em homens (vasectomia) nas seguintes unidades de saúde: Hospital Municipal Duque (Policlínica), UPH Imbariê, UPH Saracuruna, UPH Pilar e UPH Campos Elíseos.

A UPH Imbariê está localizada na Rua Catarina, s/nº - Imbariê – DC.
Publicidade
Leia mais