Caxias assina memorando com cidade chinesaDivulgação
Publicado 26/07/2023 10:36
Publicidade
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias oficializou o início da aproximação entre a cidade da Baixada Fluminense e Yiwu, cidade chinesa de onde são exportados boa parte dos produtos feitos no país, que abastecem lojas de comércio popular em todo o mundo. Em uma cerimônia realizada no auditório da Prefeitura, o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, e o representante de Yiwu, Wang Jian, assinaram um memorando de entendimento entre as duas cidades para a viabilização de futura cooperação mútua nas áreas de educação, cultura, comércio, turismo, esporte, ciência e inovação. Além de representantes da China, o evento contou com a presença de vários secretários municipais e de membros do legislativo duque-caxiense.
Caxias assina memorando com cidade chinesa - Divulgação
Caxias assina memorando com cidade chinesaDivulgação


Pertencente à província de Zhejiang, Yiwu possui cinco grandes centros de compra, reunindo 75 mil lojas por onde circulam, diariamente, mais de 200 mil pessoas. Seu Centro Comercial Internacional, que lida tanto com importação como exportação, é considerado pelas Nações Unidas e pelo Banco Mundial como o maior mercado atacadista mundial de pequenas mercadorias. Listada entre as dez cidades economicamente mais fortes da China, ela também é um grande centro turístico regional. Na cerimônia, Wang Jian destacou que Duque de Caxias é a primeira cidade da América Latina com a qual Yiwu estabelece entendimentos formais para intercâmbio.

O Prefeito Wilson Reis ressaltou o fato de já conhecer Yiwu.
“Lá estive antes de ser prefeito e vi que a cidade possui uma das maiores feiras fixas do mundo. Com a posição que Yiwu ocupa na importação do mundo e com Duque de Caxias sendo o maior centro logístico do estado do Rio, creio que ambas as cidades terão muito a crescer com essa relação”, afirmou.
Publicidade
Leia mais