Publicado 07/08/2023 20:20
Duque de Caxias - A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC) se reuniu, no Gabinete da Prefeitura, para avaliar as ações realizadas, desde a última reunião, e as próximas a ocorrerem, organizadas pelos grupos de trabalho instituídos para viabilizar o cumprimento das metas do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (2º PLAMSAN) do município. Na reunião, estiveram presentes os representantes do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), das Secretarias de Governo, Agricultura, Saúde, Educação, Obras e Defesa Civil, Controle Interno, Comunicação Social, Cultura e Turismo, Assistência Social e Direitos Humanos e Trabalho, Emprego e Renda. Também esteve presente um representante da Federação das Associações de Moradores de Duque de Caxias (MUB), que é conselheiro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CONSEA-DC).
A reunião confirmou a realização do Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que irá ocorrer em acréscimo a 11ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias. O evento será no dia 19 de agosto, sábado, das 8h30 às 16h, no auditório do campus da UNIGRANRIO, no bairro 25 de Agosto. Seu tema será “Comida sim! Fome Não! Pelo direito à alimentação de verdade!” e vai escolher os representantes da cidade que participarão da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, que irá acontecer em setembro.
Uma das ações, neste período, foi a realização de uma Oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para indicados do Grupo Gestor da Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias. A oficina foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), no restaurante da universidade, localizado no Campus Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.
Outros destaques foram o andamento do projeto de avaliação antropométrica dos alunos das unidades escolares que fazem parte do Programa Saúde na Escola, com a confecção de um fluxograma para encaminhamento às unidades de saúde daqueles que estão com obesidade, e a inauguração do 1º Circuito de Feira Agroecológica do município.
O 2º PLAMSAN, com vigência até 2025, apresenta diretrizes, ações, indicadores de monitoramento e 41 metas, divididas em três eixos que visam a Segurança Alimentar e Nutricional, além de garantir o direito humano à alimentação adequada aos moradores de Duque de Caxias. O conteúdo do 2º PLAMSAN está disponibilizado, e pode ser baixado na íntegra, no site oficial da Prefeitura.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.