Sesc Caxias recebe exposição gratuita Memórias Afetivas - Cidades GrafitadasDivulgação
Publicado 29/08/2023 18:06
Publicidade
Duque de Caxias - A exposição Memórias Afetivas – Cidades Grafitadas é uma intervenção de graffiti que transforma muros em histórias grafitadas do próprio território. Idealizada pela artista Lu Brasil, o formato a céu aberto tem como objetivo ressignificar a cidade através do olhar de uma grafiteira/ pesquisadora e alcançar não somente transeuntes da região, mas também demais pesquisadores e educadores com interesse em arte urbana e história. A visitação acontece na parte externa do Sesc Duque de Caxias e vai até o próximo dia 13 de setembro. A curadoria fica por conta do artista Klebert Black, o apoio cultural do Baixada Graffiti e Goméia Galpão Criativo, com imagens de Sassa Souza e Negra Graffiti. Patrocínio do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.

Lu Brasil, moradora da Vila Operária - em Duque de Caxias, é multiplicadora da cultura hip hop e Grafiteira há quase 10 anos. A artista traz nesta exposição locais e personalidades importantes para a cultura e educação da Baixada Fluminense. Um dos destaques do projeto fica por conta do QR code inserido em cada imagem que dá acesso a um vídeo contando mais sobre a história de cada uma. Para Lu, o graffiti atualmente já é reconhecido como uma arte para além das linhas e sprays.
“Eu vejo como forma de expressão e identidade cultural capaz de transformar a paisagem urbana em histórias vividas por qualquer um de nós” (Lu Brasil).

No próximo dia 02 de setembro, na abertura da ELA (Escola Livre de Artes), o Gomeia Galpão Criativo fará um Roteiro Cultural começando às 14h, no Ponto de Cultura Lira de Ouro. A aula magna também conta com um percurso que vai circular pelos espaços culturais de Duque de Caxias e, na sequência, segue para visitar a exposição.  
Publicidade
Leia mais