Prefeito de Caxias encontra ciclista duque-caxiense campeão do estadoDivulgação
Publicado 08/09/2023 17:54
Publicidade
Duque de Caxias - Representando o município de Duque de Caxias e contando com o apoio da Prefeitura, o ciclista Arthur Souza Guimarães, de 18 anos recém completados, ganhou o primeiro lugar na 3ª edição do Carapeus Bike XCM. A competição ocorreu no último domingo (03/09), em Carapeus, no norte do estado do Rio de Janeiro. Arthur foi recebido pelo prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, em seu gabinete, nesta quarta-feira (06/09), que o parabenizou por sua recente conquista.
“Jovens como este são exemplos para nossa juventude, com seu foco e desejo de superar suas adversidades”, afirmou.

A história de Arthur é um exemplo de superação. Esta é a primeira disputa da qual Arthur participa após se consagrar em agosto campeão estadual em sua categoria (Júnior, de 17 a 18 anos). Para Arthur, vencer agora foi mais do que apenas outra vitória.
“Ano passado, estabelecemos uma meta para mim de estar entre os três melhores do ranking do estado em 2023. Superamos as expectativas. E desta vez competi com o objetivo de vencer”, declarou.

Quem vê o atleta duque-caxiense hoje se surpreende ao saber de sua trajetória. Excelente aluno do Ensino Médio, Arthur ficou deprimido com a pandemia da Covid-19, quando passou a assistir as aulas online e deixou de debater com seus colegas e professores sobre as matérias e os temas da atualidade.
“Ficava no meu quarto o dia todo e comecei a engordar. Antes eu praticava ciclismo como hobby com meu pai, um grande entusiasta do esporte. Como forma de me incentivar a emagrecer, ele me inscreveu em uma competição e começamos a praticar com afinco. E assim comecei a levar o ciclismo a sério”, explicou o atleta.

Melhorando sua performance e treinando com Wolfgang Soares Olsen, um dos maiores destaques do mountain bike cross-country no Brasil, Arthur recebeu mais um golpe. Ele começou a passar mal nos treinamentos e precisou começar a fazer um tratamento intenso contra uma doença autoimune que os médicos não conseguiram identificar. Precisou parar de treinar com sua bicicleta por oito meses.
“Com a ajuda de Deus, dos que me apoiaram e dos profissionais que cuidaram de mim, consegui superar mais essa”, disse, aliviado. E foi após essa longa ausência que ele estabeleceu a meta no ciclismo para este ano, já superada com louvor.

E o próximo objetivo já está traçado: nos dias 16 e 17 de setembro Arthur vai participar da Taça Brasil Villa Itaipava XCO, em Petrópolis.
“Agora será um outro nível. Consegui me igualar aos ciclistas do estado que antes passavam por mim, considerando-me apenas um retardatário. Agora estarei em disputa contra os grandes de todo o Brasil”, afirmou. Aguardemos pelos próximos capítulos da jornada desse duque-caxiense da Vila Maria Helena.
Publicidade
Leia mais