Publicado 20/10/2023 19:44
Duque de Caxias - A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, tem atraído a atenção dos estudantes, por meio de atividades diversificadas. Na E. M. Mauro de Castro, por exemplo, docentes têm estudado práticas para aplicar os recursos dos jogos no ensino-aprendizagem.
O método utilizado pela professora de História, Geórgia Barbosa, em parceria com o estagiário, Yuri Martins, tem revolucionado a maneira de ensinar.
Os dois criaram o bem sucedido projeto “Dublando a História”, que está em sua segunda edição. O objetivo é permitir que os alunos criem falas e dublem personagens de famosos jogos, como o Civilization, uma série que aborda o desenvolvimento de grandes civilizações. Temas como: Conquista das Américas, História dos Povos Indígenas, Introdução do Sistema Colonial e Segunda Guerra Mundial puderam ser retratados de forma lúdica.
“Os alunos se sentiram mais envolvidos e participativos. A mudança no comportamento e no rendimento curricular passou a ser visível. Um deles, inclusive, tinha problemas de baixa autoestima e crises de ansiedade, mas, a partir desse trabalho, seu comportamento mudou para melhor”, contou Geórgia.
O estagiário de História, Yuri Martins, explicou que encontrou nos jogos um meio de tornar os conteúdos mais leves e divertidos.
“É um projeto útil, eficaz e que dá a chance do aluno se emocionar, se envolver e se sentir integrado de alguma forma”, disse Martins.
Muito feliz com o trabalho desenvolvido, a gestora da E.M Mauro de Castro, professora Naise Martins, reforçou a afetividade no processo de aprendizagem.
Muito feliz com o trabalho desenvolvido, a gestora da E.M Mauro de Castro, professora Naise Martins, reforçou a afetividade no processo de aprendizagem.
“Você pode dar seus conteúdos curriculares, mas se não tiver esse cuidado, o resultado não será o mesmo”, elogiou a diretora da Unidade Educacional localizada no bairro Jardim Gramacho.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.