Publicado 23/10/2023 19:34
Duque de Caxias - A Primeira Edição dos Jogos de Integração, promovido na Escola Municipal Bairro Califórnia, rendeu uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem com resultados promissores que podem ser vistos na prática pelos alunos da Unidade Educacional, situada em Duque de Caxias.
A ação, que é uma culminância do projeto “Emoções: cultivando e espalhando as sementes do amanhã”, tem a proposta de trabalhar não só atividades esportivas, mas também o emocional do estudante em prol de um ensino mais humanizado, participativo e inclusivo.
“O mais importante aqui é se divertir. Não importa se você vai perder ou ganhar”, disse a aluna Carla Dutra, de 10 anos, ao lado das amigas Mariana Costa e Kyara Souza, ambas de 11 anos.
Segundo a professora de Educação Física, Janair Gonçalves, o dever foi cumprido.
“Comecei a trabalhar nesta escola este ano e fui apresentada a um projeto sobre emoções que estava gerando excelentes resultados”.
A docente complementou a fala, explicando que foi decidido, durante o ano letivo, que a prática esportiva poderia ser integrada ao projeto.
“Além do desenvolvimento físico e emocional, os alunos passaram a ter mais disciplina , união, diálogo, compromisso, habilidade e frequência nas aulas. Já com os pequenos, por meio de jogos cooperativos, trabalhamos a psicomotricidade, entre outros aspectos” , esclareceu Gonçalves.
“Iniciamos o projeto ano passado, com o objetivo de cuidar do emocional dos alunos afetados principalmente durante o período de pandemia. De lá para cá, desenvolvemos uma série de ações, como palestras, exibição de filmes e atividades pedagógicas, como mostram os cartazes expostos no entorno da quadra “, contou a orientadora educacional Joana Marques.
Em quadra, 980 alunos, da Educação Infantil ao 5º Ano de Escolaridade, foram divididos em equipes denominadas por "superação", "amor" , "paz", "alegria", "união", "solidariedade", "resiliência", "otimismo", "gratidão" e "respeito". Cada grupo tinha uma bandeira , mascote, torcida, gritos de guerra e criativos adereços. Ao final, todos receberam medalhas.
“Iniciamos o projeto ano passado, com o objetivo de cuidar do emocional dos alunos afetados principalmente durante o período de pandemia. De lá para cá, desenvolvemos uma série de ações, como palestras, exibição de filmes e atividades pedagógicas, como mostram os cartazes expostos no entorno da quadra “, contou a orientadora educacional Joana Marques.
Em quadra, 980 alunos, da Educação Infantil ao 5º Ano de Escolaridade, foram divididos em equipes denominadas por "superação", "amor" , "paz", "alegria", "união", "solidariedade", "resiliência", "otimismo", "gratidão" e "respeito". Cada grupo tinha uma bandeira , mascote, torcida, gritos de guerra e criativos adereços. Ao final, todos receberam medalhas.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.