Publicado 05/07/2024 18:08
Duque de Caxias - Em julho são celebradas três importantes datas para a conservação do meio ambiente: Dia de Proteção das Florestas (17), Dia Internacional de Conservação dos Manguezais (26) e Dia Mundial de Conservação da Natureza (28). E para somar esforços nas campanhas de sensibilização que ocorrem no Brasil e no mundo, este mês, em prol do nosso habitat, o Projeto EDUC Fase II — desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizará uma edição especial do Bazar Verde em Duque de Caxias. A atividade ocorrerá no dia 20 de julho, das 10h às 12h, na Praça da localidade de Santo Antônio, em Xerém, em parceria local com a ONG Sinal do Vale, que também atua na defesa da natureza, com diversas atividades.
Um dos maiores diferenciais do Bazar é a utilização de uma moeda verde. Durante as atividades, o público poderá obter itens como roupas, livros, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos — embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros —, para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” instalada na praça.
PublicidadeUm dos maiores diferenciais do Bazar é a utilização de uma moeda verde. Durante as atividades, o público poderá obter itens como roupas, livros, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos — embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros —, para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” instalada na praça.
Com a utilização da Moeda Verde, o Projeto EDUC pretende apresentar, na prática, conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo um lugar melhor.
“O Bazar Verde tem como objetivo mostrar que todos nós podemos colaborar com a conservação do meio ambiente, seja revendo hábitos, fazendo escolhas mais conscientes ou exigindo políticas públicas em prol da natureza”, ressalta a articuladora socioambiental do Projeto EDUC Fase II, Rosilene Baranda.
“O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo. As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio. Mudar hábitos, transformar e o exemplo arrasta”, define o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo.
Serviço:
Evento Bazar Verde – Informar Para Prevenir do Projeto EDUC Fase II
Data: 20/07/2024
Horário: 10h às 12h
Locais: Praça de Santo Antônio
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.