Vereador de Caxias alerta para prevenção e tratamento da saúde mentalArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Publicado 17/11/2025 19:30
Duque de Caxias - Os vereadores de Duque de Caxias abordaram assuntos importantes na tribuna da Câmara. O primeiro a se manifestar, Dr. Maurício (PRD), chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental da população em decorrência das pressões e cobranças no dia a dia. O vereador abordou a questão direcionando especialmente aos servidores públicos.

Em sua manifestação, Dr. Maurício apresentou dados da Previdência Social apontando que o Brasil registrou, em 2024, mais de 472 mil afastamentos por transtornos mentais relacionados ao trabalho.
Publicidade
“A saúde mental não é mais um tabu, é uma urgência, e a legislação reconhece isso na normativa NR1 que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho. Ignorar a NR1 é ignorar a lei e colocar o município em risco de responsabilização judicial de atuações e de ações por omissão”, explicou ele.

Dr. Maurício propôs à Câmara a realização de uma audiência para discutir a aplicação da NR1 na administração pública. Em relação a questionamentos sobre o orçamento, o vereador foi enfático ao dizer que o custo com o adoecimento do servidor é bem maior.
“Prevenir é um dever de gestão, é um ato de responsabilidade com o erário público. A saúde mental não é luxo, modismo, é obrigação legal”.

A vereadora Juliana do Táxi (PL) reafirmou a importância de atenção na rede municipal de saúde.
“Recebo todos os dias denúncias e estou em campo para apurá-las. É primordial que a saúde mental seja levada mais a sério. Conversei com a secretária de Saúde e pedi que todas as unidades de saúde municipais tenham psicólogos”.

A discussão ampla do tema da saúde mental na atualidade foi citada pelo Vitinho Grandão (PL).
“A saúde mental é abordada em todas as profissões. Estamos à disposição para afazer a audiência pública e o que mais for necessário”.

Segurança

O vereador Vitinho Grandão falou sobre o início das obras do Módulo de Segurança Integrada no Pantanal, fruto de uma indicação parlamentar de sua autoria, que visa atender também a região da Vila Rosário.
“Teremos equipes do Proeis, com destacamento da Polícia Militar do 15º Batalhão. Ficará um módulo na Praça da Reta, outro na esquina das ruas Eça de Queiroz com Maria Tenório, do lado da UBS Calundu, e na rua da Educação (Rua Vicente Guerreiro), para proteger a nossa população”.

A redução do índice de criminalidade no município foi destacada também pelo vereador Dr. Maurício que apontou o empenho da administração municipal juntos aos órgãos de segurança. Ele repudiou aqueles que, mesmo diante desta situação, insistem em criticar com inverdades.
“Os números só diminuem. Sabemos que está muito aquém, mas temos redução nos roubos de rua, de veículos, de cargas e de letalidade violenta. Só perdemos para o 41º BPM em eficiência”.

Obras

O vereador Marquinho Oi (União) comentou as melhorias que têm ocorrido no Corte 8.
“Estão reformando a Fundec e retomaram as obras em uma encosta que colocava uma rua em risco. Peço ao Executivo que dê atenção ao Corte 8 porque os moradores precisam de várias coisas, como creches e postos de saúde”.

Já o vereador Catiti falou sobre as obras de canalização do Canal Caboclo.
“Está sendo concluída mais uma parte de uma obra muito importante no Primeiro Distrito. Há mais de 60 anos, os moradores da região esperavam por esta intervenção que parecia ser impossível. A obra vai revitalizar, valorizar e dar orgulho à população do Parque Lafaiete, Engenho do Porto e Centro”.

Corrida da Consciência Negra

O vereador Catiti também convidou a todos para prestigiarem a Corrida da Consciência Negra que será realizada no dia 20, com saída às 7h, da Praça do Pacificador, além da 1ª Feira Preta.
“Serão mais de cinco mil pessoas para que possamos juntos darmos o grito de liberdade”.

Juliana do Táxi lembrou de sua iniciativa semelhante ao fazer a 1ª Corrida do Câncer de Mama, em 2013.
“Vamos batalhar também para que em outubro do ano façamos a 2ª Corrida do Câncer de Mama em Duque de Caxias”.

Ainda na sessão plenária de 13/11, os vereadores de Duque de Caxias aprovaram projetos de decretos legislativos e de resolução em dois turnos de votação. A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), o vereador Vitinho Grandão, secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das indicações parlamentares solicitando demandas ao Executivo e dos projetos que serão analisados pelas comissões permanentes da Câmara.
Leia mais