Publicado 12/06/2026 18:40
Duque de Caxias - A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou na quinta-feira (11) a 2ª Reunião Ordinária de junho. Os Vereadores aproveitaram o tempo regimental na tribuna para debaterem as ações desenvolvidas pelo Executivo na cidade. A inauguração de creches e outros equipamentos públicos ganharam destaque. Na plenária de ontem a mesa diretora também levou à 1ª discussão e votação o Projeto de Lei que incide sobre a LOA.
PublicidadeSaúde e Agentes de Endemia
Primeiro a subir à tribuna, o Vereador Serginho (PDT) fez um aceno a Secretaria Municipal da Saúde referente ao chamamento dos agentes municipais de combate às endemias que ainda não foram convocados para trabalhar. Cerca de 170 pessoas, segundo o parlamentar, estão no aguardo para iniciar as atividades no município, Serginho ressaltou a importância da função dos agentes, destacando que constantemente há surtos registrados no estado.
“A gente sabe que estamos vivendo um surto de Dengue e um combate a às endemias no geral. Os agentes são funcionários de estrema importância para o município e a gente sabe que temos uma demanda grande em Duque de Caxias, é importantíssimo que eles sejam convocados.”
A situação epidemiológica do município não aponta para um surto de Dengue no momento. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, há um declínio contínuo no número de casos, o que indica “estabilização” nos principais indicadores da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti.
Ações do Executivo, entregas ao município
Segundo a utilizar o seu momento de fala, o Vereador Marquinho Oi (União Brasil) discursou sobre os avanços avaliados por ele na região de sua vereança. Marquinho ressaltou como o Projeto Governo dos Bairros tem ajudado a população por onde passa.
“O Projeto Governo dos Bairros é um projeto de excelência, sim. Em cada bairro vai ter uma Clínica da Família para atender a população. Para comprovar, basta ir às comunidades. Na Mangueirinha haverá inauguração de Clínica da Família e os serviços de saúde por lá não deixam a desejar”.
O parlamentar seguiu pontuando as entregas à população nas áreas da saúde e educação. Na visão de Marquinho Oi, o Governo dos Bairros, que iniciou em Nova Campinas, tem atendido aos anseios de cada região.
Catiti (PDT) foi o terceiro parlamentar a subir à tribuna e, através do seu discurso, também pontuou as suas indicações e projetos que saíram do papel e que já são realidade nos distritos, “eu estou no meu 3º mandato, senhor presidente, e por diversas vezes, insistentemente, eu fazia as indicações, acordava, mas elas não saiam do papel. Agora, com apenas 17 meses do governo atual, nós iremos para a terceira indicação minha que sairá do papel. A Clínica da Família Bar dos Cavaleiros, no Engenho do Porto, está a pleno vapor”.
Após apontar outros equipamentos públicos entregues pela gestão municipal, o parlamentar estendeu um convite a todos os presentes referente a festa do padroeiro do município, Santo Antônio, que acontece nesta primeira quinzena de junho (dias 10, 11, 12, 13 e 14).
Eduardo Moreira (MDB), Líder de Governo na Câmara, foi o último a discursar e endossou as ações realizadas pela cidade, enfatizando o desempenho da gestão municipal nas entregas destinadas à população.
No segundo momento da Sessão Plenária, a mesa diretora levou à 1ª discussão e votação o Projeto de Lei que dispõe das diretrizes para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). O projeto aprovado por unanimidade em plenário trata dos recursos arrecadados que serão distribuídos às áreas administradas pelo Executivo, como saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura etc.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.