arte alexARTE: KIKO
Por O Dia
Publicado 01/04/2018 03:00

Boa pergunta: "Alex, como ficar rico trabalhando honestamente?". Minha Resposta: Não sei o que o leitor entende por ficar "rico". Mas sei o que eu entendo por trabalhar "honestamente". Antes de tudo, é preciso deixar claro: meu interesse concreto ou material aqui nesta coluna é que a pessoa faça as pazes com o dinheiro e evite dívidas inaceitáveis, impagáveis, imprestáveis, sempre buscando o equilíbrio financeiro entre a vida que se pode sonhar e a vida que se pode pagar.

Sobre ficar rico, basta perguntar a alguns dos políticos mais populares "deztepaiz" ou simplesmente acompanhar os noticiários que desvendam suas safadezas, falcatruas e "amizades" no exercício do cargo seja de mero vereador, seja de importante presidente da República. Sobre trabalhar honestamente, isso não é impeditivo algum para, inclusive, ficar rico. Só o trabalho dignifica o dinheiro, mesmo sendo muito trabalho e pouco dinheiro.

Fato é que ser honesto é a melhor forma de ser rico. O sujeito pode não ser rico, mas pode ter uma compreensão milionária do que é ser honesto, a partir da ideia de que ser feliz é não se envergonhar do passado, se orgulhar do presente e almejar mais futuro tamanha a satisfação de viver sem dívida... de caráter, de honra ou de ética.

Não importa que a sua vida seja mais modesta ou mais barata do que a dessa ou daquela pessoa. O que importa é que sua vida seja do tamanho dos seus sonhos, desejos e projetos e que tudo isso possa ser pago com o seu próprio dinheiro, não com o dinheiro dos outros. O sucesso da sua vida deve ser medido com os olhos do seu espírito, e não com os olhos dos outros. Até porque, entre os outros, existem os que só querem enxergar o seu fracasso, mesmo que você só tenha sucesso (e saúde) a oferecer.

Você já é uma pessoa rica ou bemsucedida quando sua maior ambição na vida é ser generoso com todo mundo e gentil com qualquer um. Nada pode ser mais honesto do que isso.

7 LIÇÕES PARA O BOLSO E A VIDA
Publicidade
Quanto custa? Quanto juntar?
Fases ou etapas têm que funcionar
Publicidade
Tudo vai depender do salário (causa e efeito da profissão ou da carreira) e de outros fatores comportamentais, como disposição ou não para poupar 30 por cento da renda mensal, poupar metade das rendas adicionais (féria, abonos) e poupar todas as rendas excepcionais (trabalhos premiados, participações nos lucros), se houver. Cabe alertar que o planejamento não deve ter vida própria no sentido de não se tornar sem sentido. Fases ou etapas da organização têm que funcionar, têm que ser honradas, sob pena de não se chegar a lugar algum, de não se alcançar nada e de não se enganar ninguém, exceto a si mesmo ou a si mesma.
 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias