Para comemorar o Dia do Consumidor hoje, redes de varejo prepararam uma onda de ofertas para atrair os clientes. Muitas lojas oferecem descontos tanto em unidades físicas quanto no online, que prometem muitas promoções. Segundo Ebit, mais de 500 lojas virtuais devem participar da data e oferecer descontos de até 80%.
Segundo o consultor de varejo Marco Quintarelli, a expectativa de vendas para este ano pode dar uma freada em razão do momento da pandemia do coronavírus. "As lojas físicas em si que não sejam de primeira necessidade para o vírus podem não ter tanto movimento como os lojistas esperam para essa data", avalia.
Dessa forma, Quintarelli acredita que possa ocorrer um impacto. "É uma data simbólica de vendas não tão forte comparadas outras ao longo do ano, mas os varejistas se preparam com promoções e ofertas que devam ser vantajosas para os clientes, afinal é o dia dedicado a eles", explica o consultor de varejo.
Não deve ser só a ida de consumidores aos shoppings e lojas que corre risco de ser alterada. Por conta do coronavírus, a ação que o Procon Carioca faria, de amanhã a quinta-feira, no Largo Carioca, no Centro, pelo Dia do Consumidor, foi cancelada. O órgão segue recomendação do Ministério da Saúde para que se evitem aglomerações.
Porém, o coronavírus não deve impedir as compras online. "O crescimento do e-commerce no Brasil gera um terreno fértil para que datas como o Dia do Consumidor e a Black Friday ganhem proporções cada vez maiores", afirmou Antonio Miranda, CEO do Cuponomia.
Comentários