Superintendência da Receita Federal, em Brasília.
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Agência Brasil
Rio - A partir desta segunda-feira, os contribuintes de todo o Brasil já podem enviar a Declaração do Imposto de Renda 2021 para a Receita Federal. O prazo terminará às 23h59, horário de Brasília, do dia 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, sendo 636 mil no Espírito Santo e mais de 3 milhões no Rio de Janeiro.
Leia mais: Cuidado para não cair na malha fina! Confira como declarar corretamente o IR 2021

A declaração pode ser feita:

1 - pelo computador, por meio do Programa Gerador da Declaração relativo a 2021, disponível no site da Receita Federal.

2 - pelo computador, no serviço "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da RFB, também disponível no site da Receita Federal; e

3 - pelos dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao aplicativo "Meu Imposto de Renda", o qual encontra-se disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.

Mais informações sobre a Declaração do Imposto de Renda 2021 estão disponíveis na página "Meu Imposto de Renda" no site da Receita Federal. O link para a coletiva de imprensa que apresentou as regras do IRPF 2021, por sua vez, está disponível no canal do Ministério da Economia no YouTube.

A Receita Federal destacou ainda, em nota, que o Imposto de Renda tem importância social e interfere diretamente no bem-estar da população brasileira. "É por meio dele que a União investe, por exemplo, em segurança pública, educação, saúde, infraestrutura, cultura e moradia", afirmou.