Publicado 14/02/2022 16:37 | Atualizado 18/02/2022 20:23
O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira, 14, o novo prazo para a entrega dos informes de rendimentos referentes ao ano de 2021. Segundo a Receita, a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) e e-Financeira poderão ser entregues até às 23h59 do dia 28 deste mês.
O dia 25 havia sido estabelecido anteriormente como prazo, considerando que o dia 28 é feriado bancário, o que não permitiria, portanto, o pagamento de impostos. Porém, tendo em vista que as declarações em questão têm caráter informativo, sem geração de imposto a pagar, pôde-se definir o dia 28 como último dia para entrega.
Vale destacar que os documentos são essenciais para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, com as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador no ano passado e o Imposto de Renda retido na fonte no mesmo período.
Com isso, a Receita Federal pode cruzar informações, verificar se houve sonegação de impostos e saber quanto cada contribuinte pagou de tributos e se deve receber restituição ou não. Quanto antes reunir os documentos, mais tempo terá para correr atrás de alguma informação que faltar.
De acordo com a instituição, o empregador que deixar de fornecer o comprovante dentro do prazo ou mandar informações erradas, poderá estar sujeito ao pagamento de multa. Os dados podem ser entregues impressos ou disponibilizados eletronicamente.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.