Previ-Rio publicou na edição do Diário Oficial do Rio desta segunda-feira, 14, a portaria com todas as regras de concessão dos benefíciosMichel Filho
Publicado 05/04/2022 13:39
Rio - Os servidores inativos do Instituto de Previdência e Assistência - Previ-Rio, assim como pensionistas do Funprevi, com final de matrícula 4, devem realizar a prova de vida até o final deste mês. O recadastramento anual obrigatório precisa ser feito, presencialmente, em qualquer agência do banco Santander do país. 
Para a realização da prova de vida, os servidores ativos, inativos e pensionistas devem apresentar documento de identidade, válido em todo o território nacional, e o CPF. O recadastramento anual obrigatório segue o mesmo método dos anos anteriores, ou seja, com a ordem de chamada pelo final de matrícula.
Assim, após a convocação das pessoas com final de matrícula 4 neste mês, será a vez do final de matrícula 5, em maio, e assim por diante, final 6 em junho, final 7 em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e, por último, o final 0 em outubro.
Entende-se como final de matrícula o último algarismo antes do dígito verificador. Na matrícula 000.367-9, por exemplo, o final é 7, sendo julho o mês do comparecimento.

Quando o segurado ou pensionista possuir duas matrículas, o recadastramento deverá ocorrer no mês do final de matrícula mais próximo do início do ano.

Caso o servidor ou o pensionista não possa comparecer, por algum motivo, a uma agência do banco Santander, deverá consultar a portaria na página do instituto (http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio) ou entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para que seja orientado sobre o procedimento a ser adotado.

Segundo o Previ-Rio, a prova de vida periódica visa aperfeiçoar o cadastro geral de dados do instituto, a fim do instituto promover atualizações necessárias e garantir o pagamento regular dos ex-servidores da cidade e a seus dependentes. Dessa forma, o instituto avalia que todos ficam prevenidos de fraudes e depósitos indevidos.


Leia mais