Publicado 15/04/2022 13:15
A primeira fase para saque dos valores "esquecidos" em instituições financeiras através do Sistema Valores a Receber (SVR), criado pelo Banco Central (BC), acaba neste fim de semana o cronograma para quem perdeu a data para agendar a retirada. Nesta sexta-feira, 15, podem fazer a consulta as pessoas nascidas a partir de 1988, enquanto, neste sábado, haverá a repescagem para nascidos a partir de 1984.
De acordo com o BC, o calendário de reagendamento ocorreu porque as instituições financeiras atualizaram as informações e liberaram mais valores esquecidos pelos correntistas. O BC ainda orienta todos a repetir o procedimento, mesmo quem já tenha resgatado valores esquecidos ou cuja consulta apontou valores inexistentes. O correntista pode agendar o saque a qualquer hora da data informada, em vez de entrar em horários determinados pelo sistema, mas entre 4h e 24h. O processo deve ser feito no site Valores a Receber para a consulta e para liberação dos saldos residuais.
Para consultar os valores, é necessário informar CPF e data de nascimento, no caso de Pessoa Física, enquanto para Pessoa Jurídica o CNPJ e data de abertura da empresa. Para agendar o saque, a pessoa precisará de conta gov.br (nível prata ou ouro).
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.
Conforme o BC já havia anunciado, haverá outra fase para consulta e resgate dos recursos excluídos. A nova etapa será retomada no dia 2 de maio, com o montante total de R$ 4 bilhões. Todos deverão novamente fazer as consultas para verificarem se têm direito a novos saldos residuais.
Na primeira fase, foram liberados os seguintes tipos de saldos residuais esquecidos pelos correntistas: contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito previstas em termo de compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.
Já, na segunda fase do programa, as consultas incluirão as seguintes fontes de recursos: cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.
De acordo com os dados mais recentes da autarquia, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema para o resgate do dinheiro. Desse total, 27,5 milhões de pessoas físicas e cerca de 270 mil empresas descobriram que têm recursos a receber. A maior parte dos recursos esquecidos, no entanto, é de pequeno valor. Os saldos de até R$ 1 registram 42,7% dos casos e valores de até R$ 10 chegam a 69,8% do total.
Passo a passo para saque
Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.
Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade
Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:
"Solicitar por aqui": para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
"Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).
Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.
Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.
Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade
Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:
"Solicitar por aqui": para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
"Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).
Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.
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