Publicado 06/07/2022 07:30
Rio - O Procon Carioca, da Prefeitura do Rio, realizou uma operação de dez dias de fiscalizações em diversos estabelecimentos nas zonas Sul e Oeste da cidade. Os agentes encontraram irregularidades em produtos e em serviços oferecidos aos clientes. Todos os estabelecimentos receberam notificações e deverão se adequar às regras estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor.
As farmácias vistoriadas ficam no bairro de Botafogo. Na Drogasmil, a fiscalização encontrou diversos produtos sem preço no interior da loja. Além disso, os agentes solicitaram a apresentação de notas fiscais de compra e venda dos últimos três meses dos testes de covid-19 vendidos e aplicados na farmácia. A Pacheco, a Venâncio e a Droga Raia receberam notificação pelos mesmos motivos. A Drogaria Raia também foi notificada por conta de produtos sem preço no interior da loja, assim como a existência de itens (termômetro digital) com duplicidade de preço.
As equipes que percorreram os supermercados estiveram no Guanabara, em duas filiais do Prezunic e no Dom Atacadista, na Taquara. Todas foram notificadas em por conta de produtos sem preço no interior das lojas. No Prezunic, da Praça Jauru, após denúncia realizada por consumidor, foi constatado que as embalagens da farofa da marca Yoki estavam furadas, o que retira a qualidade do produto, que deve ser conservado fechado.
Segundo o Procon, a irregularidade pode ser prejudicial à saúde dos consumidores. Houve um descarte de 19 kg do ítem. O mesmo aconteceu na unidade da Estrada dos Bandeirantes, onde houve o descarte de 24 kg.
Na fiscalização realizada em agências bancárias do Santander, Caixa Econômica, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco, nos bairros da Freguesia, em Jacarepaguá , e Madureira, as equipes do Procon Carioca notificaram as instituições pelo tempo de espera dos clientes, que não pode ser superior a 15 minutos, além de ausência da quantidade mínima de assentos prioritários.
Já na fiscalização dos bancos, o Itaú, da Rua Tirol, na Freguesia, e da Rua Carvalho de Souza, em Madureira, e o Banco do Brasil, na mesma rua, receberam notificação pela não disponibilização da escala de funcionários em local público. No Bradesco da Rua Carolina Machado, a autuação foi pelo não fornecimento de senha numérica.
O diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, explica a atuação do órgão nessas ações."O Procon Carioca está sempre atento aos possíveis desrespeitos às leis de proteção ao consumidor e atua fiscalizando para prevenir, coibir práticas irregulares, que possam prejudicar a relação com o cliente", enfatiza ele
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