Prefeitura do Rio de Janeiro Reprodução
Publicado 15/08/2022 15:56 | Atualizado 15/08/2022 20:06
Um ataque hacker ao Datacenter da Prefeitura do Rio tirou diversos serviços municipais do ar. Para evitar novos danos, os sistemas fazendários, responsáveis por serviços como Portal Carioca Digital e Nota Carioca, foram suspensos. A ação foi percebida por volta das 2h desta segunda-feira, 15.
A equipe do IplanRio (Empresa Municipal de Informática) informou que conseguiu evitar que sistemas fazendários fossem afetados. Até as 15h uma equipe do Iplan seguia trabalhando para normalizar o sistema com segurança.
Especialistas alertam para riscos
Segundo os especialistas em cibersegurança, Jean Marc Sasson, Head das áreas de Regulação e Novas tecnologias, e Tatiana Coutinho, advogada especializada em privacidade e proteção de dados, com a "digitalização da economia" é necessário se preparar pois sempre existirá esse tipo de crime.
"Em razão da digitalização da economia, tanto a população quanto as empresas e órgãos públicos passaram a ficar mais expostos e sujeitos à ataques hackers. O foco passou a ser 'quando' seremos vítimas deste tipo de crime cibernético", afirmaram.

Segundo eles, "é essencial investir em prevenção com a adoção de medidas técnicas como backup gerenciado, antivírus, e-mails corporativos, firewall, elaboração de um inventário de todos os ativos de TI, de rede, de armazenamento e de IP, identificação de todos os usuários do Data Center e adotar uma sistema de gestão de acesso exclusivo. Medidas administrativas, como políticas de acesso, de informação, privacidade e proteção de dados também são eficientes para minimizar os riscos significativamente".
De acordo com os especialistas, a abordagem adotada pela Prefeitura do Rio é uma resposta comum a esses incidentes. "Apesar da inexistência de uma estratégia universalmente aceita, uma das etapas de resposta a incidentes é a contenção, na qual é preciso isolar a ameaça ou agente malicioso para evitar que afete outros sistemas e prejudique ainda mais o ambiente afetado, como aparentemente fez a Prefeitura".
Nota da Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio informa que a Iplan segue trabalhando para normalizar o sistema do Datacenter que sofreu uma ação hacker na madrugada desta segunda-feira. De forma preventiva, o Portal da Prefeitura e o Carioca Digital e todos os seus serviços foram retirados do ar para preservar os dados.

A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível. 
 
Leia mais