Publicado 29/09/2022 09:56
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 1,0 ponto na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste sazonal, para 101,7 pontos, maior nível desde março de 2013, informou nesta quinta-feira, 29, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,0 ponto.
"A confiança de serviços voltou a subir em setembro, depois de ficar relativamente estável no mês passado. Com esse resultado, o ICS se consolida acima dos 100 pontos. A alta no mês foi influenciada tanto pela melhora com o momento presente, recuperando o que foi perdido no mês passado, quanto pelas expectativas, que avançam pelo sétimo mês consecutivo", disse Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV)
"A confiança de serviços voltou a subir em setembro, depois de ficar relativamente estável no mês passado. Com esse resultado, o ICS se consolida acima dos 100 pontos. A alta no mês foi influenciada tanto pela melhora com o momento presente, recuperando o que foi perdido no mês passado, quanto pelas expectativas, que avançam pelo sétimo mês consecutivo", disse Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV)
"O resultado mostra que o setor ainda mantém a trajetória positiva de recuperação após os efeitos mais negativos da pandemia. A continuidade desse ritmo de retomada depende da melhora no ambiente macroeconômico, que ainda se mostra desafiador", avaliou o economista.
Em setembro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 1,7 ponto, para 101,8 pontos, maior patamar desde novembro de 2012. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 0,4 ponto, para 101,7 pontos, maior nível desde outubro de 2021.
A melhora da confiança do setor de serviços em setembro contribuiu para o avanço do índice em médias trimestrais. No segundo trimestre, a alta foi puxada por serviços prestados às famílias e serviços de transporte, que haviam sofrido mais ao longo da pandemia e se beneficiaram com o aumento da mobilidade
No terceiro trimestre, a alta de 3,4 pontos na confiança dos serviços foi mais tímida que o avanço de 6,9 pontos registrado no segundo trimestre, mas permaneceu disseminado em quase todos os segmentos da pesquisa.
"O desafio que se apresenta para os próximos meses é manter essa trajetória favorável, mesmo com o cenário de desaceleração da economia", completou Tobler.
A coleta de dados para a edição de setembro da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.501 empresas entre os dias 1º e 27 do mês.
Em setembro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 1,7 ponto, para 101,8 pontos, maior patamar desde novembro de 2012. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 0,4 ponto, para 101,7 pontos, maior nível desde outubro de 2021.
A melhora da confiança do setor de serviços em setembro contribuiu para o avanço do índice em médias trimestrais. No segundo trimestre, a alta foi puxada por serviços prestados às famílias e serviços de transporte, que haviam sofrido mais ao longo da pandemia e se beneficiaram com o aumento da mobilidade
No terceiro trimestre, a alta de 3,4 pontos na confiança dos serviços foi mais tímida que o avanço de 6,9 pontos registrado no segundo trimestre, mas permaneceu disseminado em quase todos os segmentos da pesquisa.
"O desafio que se apresenta para os próximos meses é manter essa trajetória favorável, mesmo com o cenário de desaceleração da economia", completou Tobler.
A coleta de dados para a edição de setembro da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.501 empresas entre os dias 1º e 27 do mês.
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