Presidente do BC, Roberto Campos NetoMarcelo Camargo/Agência Brasil
Publicado 11/11/2022 13:38 | Atualizado 11/11/2022 13:40
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira, 11, que a autarquia continua com postura "cautelosa" frente à desaceleração da inflação no país e que a "luta contra a inflação é longa e árdua". A declaração foi feita em evento organizado pela CFA Society Brazil, em São Paulo.
"A gente está bastante cauteloso com essa melhora da inflação, a gente tem olhado para os diversos elementos, achamos que a luta contra a inflação é uma luta longa e árdua e a gente precisa ainda perseverar", afirmou o presidente do BC.
Durante a fala, Campos Neto lembrou que boa parte da desinflação recente foi resultado das desonerações tributárias patrocinadas pelo governo. Ele ainda disse que o país gastou menos do que a média global para combater a pandemia de covid-19.
Sobre o último Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de outubro — que avançou 0,59%, 0,10 ponto porcentual acima da mediana da pesquisa Projeções Broadcast —, o presidente do Banco Central destacou o alívio de algumas medidas de núcleos, como serviços.
Leia mais