Publicado 26/12/2022 12:54
Rio - A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) publicou nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial, a Resolução Sefaz 479/22, que traz os valores venais dos veículos e serve de base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. O tributo pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em três vezes, sem o abatimento. É possível consultar os valores de acordo com cada veículo no portal da Sefaz-RJ.
Os valores venais são os preços de mercado dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre essas quantias são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex; 2% para motos, 1,5% para automóveis movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica).
O pagamento do IPVA deve ser feito por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que pode ser retirada pelo contribuinte no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda ou no site do banco Bradesco. É preciso informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. A GRD estará disponível para impressão na primeira quinzena de janeiro e o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária.
O primeiro vencimento da tabela, para os automóveis com final de placa número 0, será em 23 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral.
Calendário de vencimento do IPVA 2023
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.