Publicado 16/01/2023 12:35
As guias físicas do IPTU 2023 começam a ser enviadas pelos Correios, a partir desta segunda-feira, 16. Cerca de 1,2 milhão de cariocas recebem o documento. Os contribuintes terão até o dia 7 de fevereiro para pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto predial. Os que optarem pelo pagamento em cota única garantem o desconto de 7%, mesmo percentual dado em 2022.
As guias chegam em formato de carta com uma única folha. O documento terá dois códigos de barras - um para pagamento da cota única, e outro para quitação da primeira parcela.
As demais guias poderão ser emitidas de forma online, a partir de 23 de janeiro, tanto no site carioca.rio, quanto no aplicativo do Carioca Digital, disponível para iOS e Android. Também será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.
Na mesma data, dia 23, os contribuintes também poderão solicitar a guia nos Postos de Atendimento do IPTU. Para realizar o procedimento, pela internet ou de forma presencial, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no IPTU de anos anteriores.
As guias chegam em formato de carta com uma única folha. O documento terá dois códigos de barras - um para pagamento da cota única, e outro para quitação da primeira parcela.
As demais guias poderão ser emitidas de forma online, a partir de 23 de janeiro, tanto no site carioca.rio, quanto no aplicativo do Carioca Digital, disponível para iOS e Android. Também será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.
Na mesma data, dia 23, os contribuintes também poderão solicitar a guia nos Postos de Atendimento do IPTU. Para realizar o procedimento, pela internet ou de forma presencial, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no IPTU de anos anteriores.
Calendário IPTU 2023
- Cota única: Vencimento em 7 de fevereiro
- 1ª cota: Vencimento em 7 de fevereiro
- 2ª cota: Vencimento em 7 de março
- 3ª cota: Vencimento em 10 de abril
- 4ª cota: Vencimento em 8 de maio
- 5ª cota: Vencimento em 7 de junho
- 6ª cota: Vencimento em 7 de julho
- 7ª cota: Vencimento em 7 de agosto
- 8ª cota: Vencimento em 8 de setembro
- 9ª cota: Vencimento em 6 de outubro
- 10ª cota: Vencimento em 8 de novembro
Onde ser atendido
- Centro Administrativo São Sebastião - Prefeitura do Rio ( Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - Prédio Anexo, Térreo, Plantão Fiscal) - 9h às 16h
- Barra Shopping (Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – Entrada A, lojas 215/216) - 10h às 18h
- West Shopping (Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande – Loja 282) - 10h às 18h
- Norte Shopping (Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Loja 3021 – Cachambi – Cobertura – Vida Center) - 10h às 18h
- Cota única: Vencimento em 7 de fevereiro
- 1ª cota: Vencimento em 7 de fevereiro
- 2ª cota: Vencimento em 7 de março
- 3ª cota: Vencimento em 10 de abril
- 4ª cota: Vencimento em 8 de maio
- 5ª cota: Vencimento em 7 de junho
- 6ª cota: Vencimento em 7 de julho
- 7ª cota: Vencimento em 7 de agosto
- 8ª cota: Vencimento em 8 de setembro
- 9ª cota: Vencimento em 6 de outubro
- 10ª cota: Vencimento em 8 de novembro
Onde ser atendido
- Centro Administrativo São Sebastião - Prefeitura do Rio ( Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - Prédio Anexo, Térreo, Plantão Fiscal) - 9h às 16h
- Barra Shopping (Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – Entrada A, lojas 215/216) - 10h às 18h
- West Shopping (Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande – Loja 282) - 10h às 18h
- Norte Shopping (Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Loja 3021 – Cachambi – Cobertura – Vida Center) - 10h às 18h
Golpes
O município alertou para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet. Foram identificados sites falsos e números de telefone que enviam mensagens a contribuintes solicitando dados pessoais para emissão de boletos falsos.
O município alertou para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet. Foram identificados sites falsos e números de telefone que enviam mensagens a contribuintes solicitando dados pessoais para emissão de boletos falsos.
A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento afirmou que "não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via whatsapp ou SMS."
"O canal de atendimento da Prefeitura para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746, e o único endereço para emissão da guia e das cotas do IPTU é o Carioca Digital", disse a nota.
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