Expectativa com relação à manutenção do emprego melhorou entre os consumidores fluminensesReprodução
Publicado 30/03/2023 13:53
Publicidade
Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 367 consumidores do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 20 de março, mostra que a expectativa geral se manteve estável pelo quarto mês consecutivo, com 89,7 pontos, em dezembro; 89,9, em janeiro; 89,6 em fevereiro; e 89,5 pontos em março. O índice de situação futura (96 pontos) apresentou ligeira elevação em relação a fevereiro (95,6), não sendo suficiente para que o geral avançasse. O índice de situação presente apresentou ligeira queda: 79,8, em março, contra 80,5, em fevereiro.
De acordo com a nova sondagem, os indicadores de emprego foram destaques positivos mesmo com a estabilidade do índice. O número de pessoas que não tiveram medo de perder o emprego nos últimos três meses caiu em relação a fevereiro. Em março, esse percentual foi de 37,9% ante 40,3% do mês anterior. Já os que tiveram muito medo ficou em 40,3%, contra 40,6% da pesquisa de fevereiro. A sondagem revela que 21,8% tiveram pouco medo. Em fevereiro, foram 19,1%.
Em relação à confiança para os próximos três meses, 36% disseram estar com muito medo de ficar desempregados. O índice na pesquisa de fevereiro era de 37,2%, ou seja, uma queda significativa. Em relação aos que não estão com medo de demissão, os percentuais apresentaram ligeira queda: 39% em março e 40,3% em fevereiro. 25,1% disseram que estão com pouco medo de perder o emprego. Em fevereiro, foram 22,5%.
“A confiança no emprego, apesar dos indicadores agregados estarem estáveis, fornece um alento para análise. Mas é preciso estarmos atentos, dado que nos ciclos econômicos o emprego é a última variável a sentir o impacto da mudança, seja ela para cima ou para baixo”, explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.
Publicidade
Leia mais