Publicado 01/04/2023 12:41 | Atualizado 01/04/2023 12:41
O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, defendeu neste sábado, 1º, que o open banking dá às fintechs uma vantagem competitiva frente aos grandes bancos. Na avaliação dele, o novo modelo de sistema financeiro permite às empresas obterem informações sobre os clientes antes restritas às instituições financeiras tradicionais.
"(O open banking) é pró-competitivo, faz com que as fintechs tenham a grande vantagem competitiva que os bancos têm, que é de ter acesso a essas informações e gerar produtos inovadores para seus clientes", afirmou durante participação em painel da 9ª edição da Brazil Conference, que acontece na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, nos Estados Unidos.
Para Cordeiro, as fintechs geram produtos mais eficientes ao cliente. "São produtos mais leves, mais eficientes, não têm a burocracia, às vezes, tão grande de um compliance, não estão listados em Bolsa, então eles podem ter agilidade suficiente para angariar uma fatia relevante nesses mercados específicos", avaliou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.