Publicado 20/05/2023 06:00
O time para defender o setor de petróleo, gás e energia no Brasil está montado. A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Petróleo e Energias Renováveis (Freper) foi lançada nesta semana, em evento em Brasília que reuniu mais de 200 pessoas, entre elas diversos representantes do setor. A frente conta com o apoio de mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores. A reunião foi conduzida pelo presidente de honra, ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, Sargento Gurgel, e pelo atual presidente, deputado federal pelo Paraná, Felipe Francischini.
“Essa Frente Parlamentar é essencial para defesa dos interesses do setor que é responsável por milhares de empregos por todo o Brasil e impulsiona o crescimento da Economia, principalmente do Rio de Janeiro. Como presidente de honra, vou apoiar todas as ações que forem benéficas ao setor, ao país e ao Rio de Janeiro”, disse o ex-deputado Gurgel.
O lançamento da Freper foi um sucesso e uma forma de medir pode ser visto quanto ao apoio de entidades dos setores de óleo e gás, além da presença de representantes do setor energético. “Temos à frente da Frente Parlamentar um deputado que já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e foi líder do governo, ou seja, possui experiência e bom diálogo para conduzir os trabalhos”, completou Gurgel.
Em nível mundial, o Brasil ocupa a 9ª colocação em dois rankings: entre os países que mais produzem petróleo e os maiores parques de refino. Além disso, o país é o segundo maior produtor de biocombustíveis no mundo, setor responsável pela geração de mais de 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos.
“Nós temos uma grande oportunidade nessa legislatura que é projetar o crescimento do Brasil no setor energético pelos próximos 30 anos. Somos uma potência e não podemos desperdiçar essa chance. O arcabouço fiscal brasileiro não pode servir apenas para reparação social, mas também deve garantir investimentos robustos no setor nas próximas décadas. Trabalharemos para aprovar bons projetos, mas também lutaremos para derrubar os projetos ruins”, discursou o presidente da Freper, deputado Felipe Francischini.
Estima-se que até 2031, o setor seja responsável por investimentos de mais de US$ 183 bilhões. Outros números importantes: média de 62 bilhões de dólares por ano em participações governamentais; média de 32 bilhões de dólares por ano recolhidos em downstream; e média de 445 mil novos postos de trabalho por ano até 2031.
“Essa Frente Parlamentar não tem apenas um rosto, mas vários. Quero dividir os trabalhos com os parlamentares para que seja feito um trabalho a muitas mãos. Temos assuntos extremamente importantes como os combustíveis, gás natural, carvão e entre outros. Faremos uma ampla divisão, pois nenhuma Frente Parlamentar funciona se não houver trabalho conjunto. É uma Frente Parlamentar independente, não terá posição política de um ou de outro, mas vai dialogar com o setor e o governo”, finalizou Francischini.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.