Haddad recebeu a carta na qual os empresários manifestam interesse em participar da transição ecológicaRovena Rosa/Agência Brasil
Publicado 17/06/2023 14:12 | Atualizado 17/06/2023 14:14
Publicidade
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta sexta-feira, 16, em São Paulo, com representantes do Centro Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Cebds), interessados em participar da elaboração do plano de transição ecológica que vem sendo desenhado em Brasília.
A Fazenda elabora um pacote para impulsionar a economia com ações sustentáveis, batizado Plano de Transição Ecológica. Ele inclui incentivos para o mercado de crédito de carbono, produção de painéis solares e ampliação da participação de produtos da floresta nas exportações.
O setor empresarial quer se envolver na discussão, para indicar o que já vem sendo feito e quais pontos, na avaliação das empresas, merecem maior atenção. Participaram do encontro a presidente do Cebds, Marina Grossi, e seis executivos: André Clark (Siemens Energy), Bernardo Strassburg (Re.Green), Solange Ribeiro (Neoenergia), Feliciano Almeida (Michelin), Thaís Gervásio (Ecolab) e Fernando Eduardo Serec (Tozzini Freire).
Eles entregaram uma carta a Haddad com o que apontam como "sinergias" entre o pacote verde desenhado por Brasília e as prioridades do setor empresarial endereçadas aos candidatos à Presidência durante a campanha eleitoral no ano passado.
"Queremos contribuir para que o pacote verde, que deve começar em agosto, tenha maior eficácia. Queremos juntar esforços", afirmou Marina Grossi, após o encontro.
"Ele (Haddad) falou que essa agenda está dentro do ministério, que está sendo vista como um projeto de país e que o Brasil tem muitas vantagens para explicar nessa área. Nós explicamos que o Conselho de Líderes do Cebds tem um conjunto de CEOs que tem interlocução junto ao governo e podem ajudar", disse a presidente da entidade.
Fundado em 1997, o Cebds reúne 111 grandes empresas, com faturamento somado que equivale a cerca de 50% do PIB. O grupo também integra o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), uma rede empresarial internacional, que agrega 200 grupos empresariais em todos os continentes.
Publicidade
Leia mais