Valor do aluguel no Rio de Janeiro teve uma desaceleração de 16,66%, segundo a pesquisaFreepik
Publicado 20/09/2023 14:07
Publicidade
Após um período de altas consecutivas, especialmente em decorrência do cenário pós-pandemia, o mercado residencial de aluguel começa a dar sinais de desaceleração em algumas das principais capitais do país. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb indicam que o valor dos novos contratos de aluguel no Rio de Janeiro, em alta nos preços desde agosto de 2021, teve no mês passado desaceleração de 16,66% no mês passado - percentual menor que o registrado nos 12 meses finalizados em julho. 

“O mercado imobiliário vem dando esses sinais de desaceleração em um movimento que se acentuou nos últimos meses. Passado o aquecimento no início do ano, período marcado pela alta procura por aluguéis, a tendência agora é que haja uma acomodação nos valores“, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

O Índice de Aluguel combina dados do QuintoAndar, plataforma de moradia, com os do Imovelweb, portal de classificados do Brasil. Ao unir valores de contratos fechados aos de anúncios, o novo índice consegue apontar o preço do metro quadrado mais próximo do praticado, de fato, no mercado.

Os dados de agosto do Índice mostram que, apesar da desaceleração, o preço médio do metro quadrado nas principais capitais do país ainda é um dos mais altos de toda a série histórica. No Rio, o preço médio do metro quadrado ficou em R$ 38,73. 
Apesar do preço elevado nas cidades, os consumidores ainda têm encontrado espaço para negociação. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em agosto variou de 3% a 3,9%.


Publicidade
Leia mais