Compras on-line em farmácias ganham espaçoReprodução
Publicado 09/11/2023 10:46 | Atualizado 09/11/2023 11:40
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No Brasil, o consumidor das farmácias está cada vez mais se digitalizando, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IFEPEC. O estudo revelou um aumento significativo no percentual de consumidores que afirmaram ter comprado medicamentos de forma não presencial, demonstrando uma mudança de comportamento nos hábitos de compra.
Os dados fazem parte da Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil - Edição 2023, conduzida pelo IFEPEC em parceria com a Unicamp. O estudo contou com a participação de 4.000 consumidores de farmácias em todo o país.
De acordo com os entrevistados, houve um salto no número de pessoas que realizaram compras de medicamentos de forma não presencial, que inclui canais como telefone, internet ou aplicativos. Em 2022, 16,8% dos entrevistados afirmaram ter feito esse tipo de compra, enquanto em 2023 esse número aumentou para 24,8%, o que representa um aumento de 50%.
A pesquisa também revelou um rápido crescimento no percentual de consumidores que costumam realizar compras pela internet em outras categorias de produtos. Esse número aumentou de 11,2% em 2021 para 31,2% dos entrevistados em 2023. As principais categorias adquiridas online foram roupas (10,8%), eletrônicos (8,5%) e alimentos (7,4%).
No entanto, a digitalização vai muito além do comércio eletrônico. Para que as empresas possam aproveitar esse cenário em evolução, é necessário ampliar a visão sobre o tema da digitalização. Edison Tamascia, presidente da Febrafar e Farmarcas, destaca a importância de considerar a digitalização das lojas e dos processos como fundamentais para o crescimento dos empresários.
Tamascia ressalta que a digitalização é um ponto crucial para a sobrevivência dos negócios e que é preciso abordar esse tema de forma aprofundada. Ele destaca que a estrutura de e-commerce é importante, mas cobre apenas uma parte das possibilidades relacionadas à digitalização. Para ele, é necessário ter a percepção da necessidade de um projeto de digitalização abrangente, que envolva todos os aspectos do varejo.
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