Publicado 28/01/2024 05:00
O Rio de Janeiro é a cidade mais buscada por estrangeiros durante o Carnaval e a segunda mais procurada por brasileiros, perdendo apenas para Maceió-AL, aponta uma pesquisa da Decolar. A expectativa é que cheguem 791 mil turistas em solo carioca para o feriado, que deve movimentar cerca de R$ 4 bilhões na economia da cidade, de acordo com a Prefeitura.
Com tantos visitantes na capital fluminense, é natural que a economia da cidade fique mais aquecida. A HotéisRio, associação que representa o setor, destacou que a data é uma das mais aguardadas do ano pelo setor e também apontou que a taxa de ocupação cresce muito no período.
‘‘O Carnaval é uma festa tradicional, um dos pontos altos do nosso calendário, que traz muitos turistas, tanto domésticos quanto estrangeiros, para o Rio de Janeiro, atraídos pelos desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bailes e festas em hotéis. Além disso, eles podem desfrutar dos atrativos turísticos da cidade, da gastronomia e da hospitalidade carioca’’, avalia a entidade.
Em levantamento feito pela HotéisRio, a taxa anual de ocupação de 2023, por exemplo, foi de 71,11%. No entanto, esse número subiu para 96% na semana do Carnaval, comprovando a importância da data para o setor hoteleiro.
Lojistas podem lucrar mais
Para entender os impactos desta chegada para os comerciantes, basta ver a expectativa do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas). O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, reforçou que o feriado é esperado pelos lojistas da cidade.
“O comerciante está sempre antenado com os festejos sociais para oportunizar negócios. O calendário é fonte de expectativas para os rumos da economia brasileira. Os lojistas estão animados com a quantidade de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda maior de turistas nacionais e estrangeiros para o carnaval’’, disse.
O DIA também conversou com Fabiano Gonçalves, presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, que elencou os setores que mais lucram neste período.
‘‘Para o setor dos hotéis, lojas de instrumentos, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercado é um momento ímpar, maravilhoso. É o final do ápice do Rio de Janeiro, que começa próximo ao Réveillon e termina no Carnaval’’, explicou.
Fabiano Gonçalves também destacou que há um produto "queridinho" pelos consumidores. De acordo com ele, há um consumo ‘‘absurdo’’ de cerveja.
‘‘O Carnaval é uma festa tradicional, um dos pontos altos do nosso calendário, que traz muitos turistas, tanto domésticos quanto estrangeiros, para o Rio de Janeiro, atraídos pelos desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bailes e festas em hotéis. Além disso, eles podem desfrutar dos atrativos turísticos da cidade, da gastronomia e da hospitalidade carioca’’, avalia a entidade.
Em levantamento feito pela HotéisRio, a taxa anual de ocupação de 2023, por exemplo, foi de 71,11%. No entanto, esse número subiu para 96% na semana do Carnaval, comprovando a importância da data para o setor hoteleiro.
Lojistas podem lucrar mais
Para entender os impactos desta chegada para os comerciantes, basta ver a expectativa do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas). O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, reforçou que o feriado é esperado pelos lojistas da cidade.
“O comerciante está sempre antenado com os festejos sociais para oportunizar negócios. O calendário é fonte de expectativas para os rumos da economia brasileira. Os lojistas estão animados com a quantidade de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda maior de turistas nacionais e estrangeiros para o carnaval’’, disse.
O DIA também conversou com Fabiano Gonçalves, presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, que elencou os setores que mais lucram neste período.
‘‘Para o setor dos hotéis, lojas de instrumentos, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercado é um momento ímpar, maravilhoso. É o final do ápice do Rio de Janeiro, que começa próximo ao Réveillon e termina no Carnaval’’, explicou.
Fabiano Gonçalves também destacou que há um produto "queridinho" pelos consumidores. De acordo com ele, há um consumo ‘‘absurdo’’ de cerveja.
Outro lado
No entanto, de acordo com Fabiano Gonçalves, é preciso separar o comércio em nichos. Ele explica que ao mesmo tempo que alguns setores são alçados a patamares muito altos, outros saem dos holofotes com a mesma intensidade.
‘‘Alguns profissionais ficam esquecidos durante o período. Ninguém faz obra no Carnaval, por exemplo. Mas no geral, quando se soma a atividade econômica agregada, é possível registrar um aumento de vendas’’.
Arrecadação Municipal
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, dos 791 mil turistas aguardados, 48 mil são estrangeiros e 743 mil de outros estados brasileiros.
Em documento enviado a O DIA, a Prefeitura do Rio de Janeiro mostrou que arrecada mais com o Imposto Sobre Serviços (ISS) de Serviços Relativos à Hospedagem, Turismo, Viagens e Congêneres em fevereiro (ou março, se este for o mês do Carnaval) do que em qualquer outro mês.
Em um levantamento feito entre 2011 e 2022 (excluindo os anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia), os meses de Carnaval (fevereiro ou março) arrecadaram mais do que a média dos demais, ficando com 9,9% da arrecadação total do ano. Enquanto os outros 11 meses têm média de 8,2%.
Mas, além dos turistas que gastam na cidade, a maioria dos cariocas permanece na capital fluminense durante os dias de festa e também contribui para o aquecimento da economia.
De acordo com a Prefeitura, 91,8% dos cariocas simpatizam ou gostam do feriado. E 81,5% não pretendem viajar no período. Todos esses fatores contribuem para a movimentação de R$ 4 bilhões, citada pela Prefeitura do Rio.
Animação dos turistas
O DIA também conversou com uma pessoa que pretende viajar para o Rio de Janeiro durante o período. A representante comercial Laila Fonseca, de 23 anos, mora em Vitória, no Espírito Santo, e contou que está ansiosa para conhecer o Rio de Janeiro.
‘‘Pensamos bastante onde passar o Carnaval deste ano, chegando a cogitar São Paulo ou Minas Gerais, mas escutamos de muitos amigos que o Carnaval do Rio é maravilhoso e que reúne gente do mundo inteiro nos bloquinhos, entregando um espetáculo diferente de tudo que estamos acostumados. Até hoje só passamos carnaval na nossa cidade mesmo. A ideia inicial é conhecer os blocos mais famosos’’, disse ela que viajar junto de seu namorado.
Ela também contou que, além dos blocos, os dois vão realizar outras atividades no Rio. O casal pretende passar 10 dias na capital fluminense.
‘‘Já estamos fazendo uma lista de restaurantes e bares que queremos ir, os mais culturais da cidade e bem avaliados. Além dos bloquinhos de carnaval, pretendemos conhecer algumas baladas também para ter uma experiência completa de como é a noite carioca. E também, claro, curtir as praias!’’, revelou.
‘‘Pensamos bastante onde passar o Carnaval deste ano, chegando a cogitar São Paulo ou Minas Gerais, mas escutamos de muitos amigos que o Carnaval do Rio é maravilhoso e que reúne gente do mundo inteiro nos bloquinhos, entregando um espetáculo diferente de tudo que estamos acostumados. Até hoje só passamos carnaval na nossa cidade mesmo. A ideia inicial é conhecer os blocos mais famosos’’, disse ela que viajar junto de seu namorado.
Ela também contou que, além dos blocos, os dois vão realizar outras atividades no Rio. O casal pretende passar 10 dias na capital fluminense.
‘‘Já estamos fazendo uma lista de restaurantes e bares que queremos ir, os mais culturais da cidade e bem avaliados. Além dos bloquinhos de carnaval, pretendemos conhecer algumas baladas também para ter uma experiência completa de como é a noite carioca. E também, claro, curtir as praias!’’, revelou.
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