Varejo de produtos alimentícios foi o único a registrar alta nas vendas Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Publicado 10/04/2024 14:17
São Paulo – A 15ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta queda de 2,5% do volume de vendas do varejo, no comparativo ano contra ano. Já no comparativo com o mês anterior o índice apresentou alta do volume de vendas com 0,2%, no comparativo com fevereiro. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.
“Os resultados desse mês nos mostram que, embora o resultado no comparativo com o ano passado seja negativo, quando olhamos para a evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se continuada tendência de melhora .”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional. Na edição anterior, foi Identificado discrepâncias em uma das fontes de dados para fevereiro, resultando em uma subestimação do volume do mês. Após ajustes, observamos que fevereiro teve um aumento de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Destaques segmentados
Na análise por segmentos, o relatório indicou que cinco deles registraram uma queda anual significativa, com o setor de livros e jornais, revistas e papelaria liderando as estatísticas, com uma baixa de 13,2%, seguido por material de construção (12%), tecidos, vestuário e calçados (4,5%), móveis e eletrodomésticos (4,0%) e artigos farmacêuticos (0,8%). Apenas um segmento apresentou alta, o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 0,7%.
Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas. Veja mais em: Link.
Destaques regionais
Apenas cinco estados se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo ano contra ano: Ceará (8%), Amazonas (5,4%) e Roraima (5,1%), nas regiões Norte e Nordeste, e Mato Grosso do Sul (1,6%) e Mato Grosso (0,9%), na região Centro-oeste do país. Com relação às quedas, outros seis estados apresentaram baixas no mês. Os destaques negativos nas regiões Norte e Nordeste foram: Alagoas (14,9%), Piauí (5%) e Paraíba (4,4%). Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul foram: Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e Minas Gerais (2,2%).
Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avaliou os seis segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção.
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