De acordo com o Comitê de Pessoas (Cope) da estatal, eleitos terão de se abster em casos com conflitos de interesseFernando Frazão/Agência Brasil
Publicado 25/04/2024 17:10
Os acionistas da Petrobras elegeram o advogado Marcelo Gasparino e o empresário José João Abdalla como membros do Conselho de Administração da estatal na eleição por voto múltiplo. O resultado garantiu quatro vagas aos minoritários entre as onze do colegiado.
Publicidade
Gasparino obteve 7,14 bilhões de votos, sendo o mais votado do pleito. Já Abdalla obteve 7,1 bilhões de votos. Na eleição por voto múltiplo, o número de votos é multiplicado pelo número de vagas disponíveis e há livre alocação nos candidatos para essa disputa, com os nomes enviados pelo mercado disputando com aqueles indicados pela União.
Matematicamente, para se eleger conselheiro por voto múltiplo, é necessário obter 5,16 bilhões de votos, segundo a mesa diretora da AGO.
Com isso, os minoritários garantiram quatro vagas entre as 11 do colegiado. Uma quinta cadeira é da representante dos funcionários, Rosângela Buzzanelli, e as outras seis vagas deverão se preenchidas por indicados da União nos próximos instantes.
Restrições
De acordo com o Comitê de Pessoas (Cope) da estatal, tanto Gasparino como Abdalla terão de se abster em casos que envolvam conflitos de interesse, em especial votações relacionadas a negócios de geração de energia limpa, devido a sua participação em outras empresas voltadas a essa atividade, caso da Eletrobras
Leia mais