Preços do petróleo fecharam em forte queda nesta terça-feira (8)Divulgação
Publicado 08/10/2024 21:00
Os preços do petróleo fecharam em forte queda nesta terça-feira (8), devido à falta de um ataque israelense contra o Irã, uma perspectiva que havia alimentado os preços nos últimos dias.
Publicidade
Somou-se, ainda, uma certa desilusão com a reativação da China. Nesse contexto, o barril do Brent do Mar do Norte fechou em baixa de 4,63%, a 77,18 dólares, e o West Texas Intermediate (WTI) para entrega em novembro recuou 4,63%, para 73,57 dólares.
"Os riscos vinculados ao Oriente Médio aumentaram" nos últimos dias, "em particular com a perspectiva de um possível ataque contra instalações petroleiras" iranianas, lembrou Bart Melek, da TD Securities. "Mas, por enquanto, nada aconteceu, e o prêmio de risco minguou", explicou.
Uma semana depois de disparar quase 200 mísseis contra Israel, o Irã não sofreu represálias israelenses diretas. "Tenho a impressão de que tentarão ser precisos, limitar os danos colaterais", especulou Mark Waggoner, da Excel Futures. "Israel não quer uma guerra total, ninguém quer", insistiu o analista.
Para Bart Melek, o mercado reagiu negativamente aos dados da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reformas (NDRC) da China, nesta terça-feira.
"O mercado se decepcionou ao ver que a China não anunciou novas medidas de apoio" à economia, observaram analistas da Brown Brothers Harriman. As poucas iniciativas apresentadas nesta terça-feira "não deveriam ter um efeito significativo na economia real", acrescentaram em nota.
"Enquanto não virmos as importações chinesas de petróleo aumentarem, não haverá nada tangível", advertiu Mark Waggoner.
Leia mais