Publicado 28/11/2024 11:42
Levantamento realizado pelo grupo OLX revela que os fluminenses tiveram prejuízo de R$ 648 mil com fraudes em compras on-line na Black Friday de 2023. Os principais problemas foram falso pagamento (63%), invasão de conta (25%) e anúncio falso (12%). Celulares e smartphones foram os itens com maior incidência de fraude (41%), seguidos por videogames (32%) e computadores e acessórios (8%). Em todo o País, estima-se que a perda dos brasileiros em golpes digitais nesse mesmo período tenha sido de R$ 8,1 milhões.
Para se proteger do campeão entre os golpes mais aplicados, conhecido como golpe do falso pagamento, especialistas da área de Segurança da OLX recomendam que os usuários só entreguem o produto após conferirem, em sua conta bancária, carteira digital ou plataforma, que o valor foi depositado. Outra dica é manter as conversas de negociação pelos chats e canais de comunicação das plataformas e evitar negociar em aplicativos de mensagens.
PublicidadePara se proteger do campeão entre os golpes mais aplicados, conhecido como golpe do falso pagamento, especialistas da área de Segurança da OLX recomendam que os usuários só entreguem o produto após conferirem, em sua conta bancária, carteira digital ou plataforma, que o valor foi depositado. Outra dica é manter as conversas de negociação pelos chats e canais de comunicação das plataformas e evitar negociar em aplicativos de mensagens.
Também é importante checar com atenção o domínio dos e-mails (@nomedaempresa) de comunicados supostamente enviados pelas empresas e conferir o status da compra no site ou aplicativo oficiais. Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, vale pesquisar se o lugar existe de fato e verificar a sua reputação na internet.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.