Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela mesma entidade, alcançou 112,1 pontosReprodução
Publicado 13/12/2024 12:47 | Atualizado 13/12/2024 12:48
As expectativas otimistas para as vendas da Black Friday e do Natal surtiram efeitos positivos sobre a confiança do empresariado varejista paulistano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela mesma entidade, alcançou 112,1 pontos, maior patamar desde fevereiro de 2023.
Publicidade
Esse foi o quarto mês consecutivo de alta no indicador, que também apresentou crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a FecomercioSP, o aumento da confiança está relacionado ao "mercado de trabalho aquecido, melhores condições de renda e à sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor".
Investimentos e contratações
O otimismo também se refletiu nos componentes do Icec. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) registrou alta de 1,8% em novembro, alcançando 109,1 pontos, o maior patamar desde novembro de 2022. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) atingiu 144,2 pontos, 4,7% acima do apurado em novembro de 2023.
Apesar do avanço, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) permanece na zona de pessimismo, com 83,1 pontos, embora tenha apresentado um leve crescimento de 0,6% em relação a outubro.
Outro indicador que mostrou alta foi o Índice de Expansão do Comércio (IEC), que alcançou 115,9 pontos em novembro, marcando o maior nível desde dezembro de 2022. Esse crescimento reflete, em grande parte, à expectativa para as vendas de fim de ano.
"Ao analisar os componentes do IEC, verifica-se que as vendas de fim de ano são o principal motivador da alta. Isso acontece porque o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) apontou crescimento de 3,1% em relação a outubro, marcando 130,9 pontos, maior nível desde setembro de 2022. Em comparação a novembro do ano passado, o indicador avançou 12,3%", afirmou a FecomercioSP.
Entre os componentes do IEC, o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) registrou crescimento significativo, subindo 3,1% em relação a outubro e 12,3% no comparativo anual, alcançando 130,9 pontos. Já o Índice de Nível de Investimento das Empresas (NIE), que mede a intenção de investir em máquinas, equipamentos e reformas, seguiu trajetória de alta mais moderada, com 100,9 pontos.
Apesar do ambiente favorável, a FecomercioSP reforçou a necessidade de prudência.
"Ainda que mantemos uma visão otimista sobre a performance das vendas neste fim de ano, diante das recentes pressões sobre a inflação, do ciclo de alta da Selic e das incertezas no cenário fiscal do país, recomendamos que os empresários tenham cautela na formação dos estoques e nos investimentos, bem como priorizem reforçar o caixa", concluiu a entidade.
Leia mais