Publicado 27/10/2025 16:06
O Grupo Trigo, dono de marcas como China in Box, Gurumê, Koni Store, Spoleto e Gendai, anunciou a aquisição da Casa do Pão de Queijo, que entrou com pedido de recuperação judicial em junho de 2024 e acumula uma dívida de R$ 57,5 milhões.
PublicidadeA informação foi compartilhada por Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo e também da Associação Brasileira de Franchising (ABF), durante um painel na Convenção ABF do Franchising, realizada no sábado (25), em Una, Bahia.
"Estamos adquirindo um negócio que estava em RJ [recuperação judicial], a Casa do Pão de Queijo. O juiz homologou o acordo há dois dias. Ainda não pagamos, mas o processo está homologado", afirmou o empresário.
Leite também informou que, para a conclusão do negócio, ainda é necessário cumprir uma série de condições. "Assim que essas condições forem atendidas, realizaremos o pagamento e, só então, o negócio será oficialmente nosso", disse. A previsão, segundo o empresário, é que a gestão seja assumida em fevereiro de 2026.
Segundo o executivo, a aquisição integra a estratégia de expansão do Grupo Trigo, voltada à incorporação de redes que possuam estrutura de franqueadora, reconhecimento de marca e operação já consolidada no mercado. "Nosso negócio é ser franquia. A gente compra o ativo a um preço melhor e foca naquilo que fazemos de melhor, que é gerir o sistema de franquias."
A Casa do Pão de Queijo foi fundada em 1967 por Mário Carneiro, em São Paulo, com base na receita de pão de queijo de sua mãe, Dona Arthêmia Carneiro. Hoje, a rede conta com cerca de 150 unidades. Em 2024, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial para renegociar uma dívida de R$ 57,5 milhões. Em junho de 2025, o plano de recuperação foi aprovado pelos credores, e a empresa pretende iniciar os pagamentos. O processo abrange a fábrica e 28 filiais localizadas em aeroportos, mas não inclui as franquias.
*A repórter viajou à convite da ABF
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.