A primeira turma do curso 'Formação Técnica em Teatro': jovens terão possibilidade de registro profissionalDivulgação
Por
Publicado 13/05/2018 08:00

Alunos de escolas públicas do Rio e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Degase terão oportunidade de formação profissional em Teatro. As aulas serão na Casa de Cultura Laura Alvim e num espaço cedido pelo Metrô Rio. A duração é de 15 meses, num total de 1,2 mil horas. A primeira turma já está formada. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a previsão é que sejam abertas outras turmas após a classe inaugural. As inscrições serão pelo site do Instituto Arcadia: www.institutoarcadia.com.br.

Além da capacitação técnica, os estudantes terão a Carteira de Trabalho assinada e receberão salário por meio do Programa Jovem Aprendiz. O curso 'Formação Técnica em Teatro' terá aulas práticas e teóricas, que envolvem interpretação de textos e personagens, ensaio de obras dramáticas, desenvolvimento de procedimentos de interpretação e de pesquisas, e demonstração de competências pessoais. Após a conclusão das aulas, os alunos terão que encenar uma peça teatral.

registro profissional

De acordo com o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, há a possibilidade de os alunos obterem o DRT, o registro profissional de ator, após a conclusão das aulas. "Estamos trabalhando para isso, e o estudante com melhor rendimento ganhará uma bolsa integral no curso de Cinema da Estácio de Sá", adiantou Victer.

O projeto foi criado pela Seeduc e pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com os institutos Arcadia e Invepar e com o Metrô Rio, apoiado pelo RioSolidario e pelo Ministério do Trabalho. O lançamento aconteceu na última quarta-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, no bairro de Ipanema. "Os participantes também aprenderão técnicas de direção, cenografia, sonoplastia e outros ensinamentos adotados nos campos da arte e da cultura", diz o secretário estadual de Cultura, Leandro Monteiro.

Em relação aos jovens que cumprem medidas no Degase, podem participar do projeto aqueles que estão no regime de semiliberdade.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias