Uma iniciativa do movimento Juntospelo.Rio vai reunir 900 participantes para desafios propostos por especialistas em 12 temas relevantes para o Rio. Em 48 horas, estudantes, hackers, desenvolvedores, programadores, especialistas em tecnologia e empreendedores terão que desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da cidade. A maratona é um dos eixos da programação do Hacking.Rio, que ainda terá palestras sobre empreendedorismo, inovação e fórum com investidores internacionais. O evento será entre os dias 27 e 29 deste mês no edifício Aqwa Corporate, na Região Portuária do Rio. As inscrições são gratuitas para moradores de áreas carentes.
"A proposta é que durante o evento surjam novos aplicativos, plataformas ou mecanismos com base em tecnologia que possam causar impactos positivos na cidade", explica Lindalia Reis, co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio.
Ao todo, serão 12 hackatons, como são chamadas as maratonas de programação para hackers simultâneos. Os participantes terão dois dias para conhecer os problemas propostos e desenvolver a solução com o apoio de mentores especializados em cada um dos temas. Em Mobilidade Urbana, a ONG Cinema Nosso vai apresentar vídeos produzidos por moradores da Rocinha sobre desafios de locomoção na comunidade de São Conrado.
Dentre os palestrantes, João Kepler, um dos maiores investidores-anjo do Brasil, irá orientar o público sobre captação de investidores. "Haverá uma plataforma no evento para os participantes cadastrarem suas startups. A ideia é conectá-los a apoiadores", antecipa Lindalia.
ATÉ QUARTA
As inscrições para participar das hackatons vão até esta quarta-feira, no site www.hackingrio.com. Já as palestras e fóruns com investidores terão inscrições até o preenchimento total das vagas.
TEMAS
Os desafios propostos serão nos temas: Mobilidade Urbana, Educação, Turismo, Energia, Jurídico, Alimentos, Saúde, Indústrias, Finanças, Segurança, Jogos e Economia Criativa.
GRÁTIS
Moradores de comunidades devem solicitar gratuidade pelo site, no menu 'Fale Conosco'.
PREMIAÇÃO
O Sebrae-RJ vai levar caravanas de todo o estado. Os vencedores geral das hackatons ganham R$ 15 mil e participação na Hack Brazil, em Harvard.
Comentários