Expo Franchising ABF Rio, que ocorrerá no Riocentro, na Barra, deve receber público de 20 mil pessoas. Neste ano, novidade será a presença de franquias portuguesas. Evento deve movimentar cerca de R$ 100 milhõesDivulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Há quatro anos, Soraya Pimenta perdeu o emprego. Foram nove meses de busca por recolocação no mercado de trabalho. Sem sucesso, pegou o valor da rescisão e apostou em uma microfranquia especializada em serviços de turismo. Após trabalhar por oito anos no comércio, Alexandre Cruz viu que era hora de se reinventar e decidiu investir em uma franquia de lavagem ecológica para automóveis. Os dois ilustram bem a realidade do setor de franquias, que irá reunir cerca de 20 mil pessoas na Expo Franchising ABF Rio a partir desta quinta-feira, no Riocentro, na Barra. Serão três dias de um evento que deve movimentar R$ 100 milhões, de acordo com a organização.

O cenário é propício. Para abrir uma microfranquia, é necessário um investimento que pode variar de R$ 1,5 mil a R$ 90 mil. Só nos três primeiros meses do ano, o crescimento foi de 8,4%, movimentando R$ 168 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um aumento impulsionado especialmente pelas microfranquias, como são chamados os negócios com investimentos de até R$ 90 mil. O baixo investimento chama atenção de quem quer investir no negócio próprio. O Rio aparece como o segundo maior mercado de franquias do país. Ao todo, são 716 marcas no estado, que representam um crescimento de 13%.

Expo Franchising movimenta setor de franquias no paísDivulgação

FRANQUIAS DE PORTUGAL

Neste ano, haverá até um espaço destinado para empresas de Portugal para atrair brasileiros interessados em investir em franquias no exterior. O Pavilhão de Portugal foi aberto em parceria com a Associação Portuguesa de Franchising. Os investimentos são a partir de mil euros (R$ 4.776 na conversão desta quarta-feira).

"Teremos modelos de negócios diferenciados para todos os perfis. Um dos destaques é a internacionalização de franquias, uma possibilidade promissora para o empreendedor", diz Keila Kerber, gerente da Fagga GL Events, empresa que organiza o evento. 

HOME OFFICE

Mas o principal foco da feira será nas microfranquias. Foi o que aconteceu com Soraya Pimenta, citada no começo da reportagem, que investiu R$ 7 mil em uma agência com serviços de turismo pela internet. O formato escolhido foi o mais acessível: o home office. "Era hora de investir no meu próprio negócio. Como não tinha muito dinheiro, busquei algo onde o risco não fosse alto e que me permitisse continuar minhas tarefas do dia a dia", diz a empresária.

Embora esta seja a primeira participação da 'Encontre Sua viagem' na feira, a rede que Soraya escolheu para investir já conta com 500 unidades em todo o país. "A expectativa é encerrar o ano com mais 50 unidades ativas. Essa é uma grande oportunidade para quem busca ter o negócio próprio", explica o diretor Henrique Mol. O valor investido inclui capital de giro e taxa de franquia. O investimento dá retorno a partir do terceiro mês, com lucro de até R$ 7 mil.

Alexandre Cruz investiu em empresa de lavagem ecológica com investimento de apenas R$ 10 milDivulgação

LAVAGEM ECOLÓGICA

Alexandre Cruz, também citado no começo da reportagem, investiu em uma unidade do Acquazero, empresa de lavagem ecológica, ao perceber a preocupação dos seus vizinhos com a sustentabilidade. "Pesquisei bastante esse mercado. Vi que era um negócio viável e que essa era a chance de engrenar. Hoje, atendo toda minha região e ainda consigo gerar empregos", afirma Alexandre, que emprega hoje dois funcionários.

Criada em 2009, a rede surgiu com a proposta de limpeza automotiva ecológica com o uso mínimo de água (300 ml). A partir daí, a marca criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito e se tornou uma das referências nesse segmento. Atualmente, a empresa conta com 240 unidades e oferece quatro tipos de modelos, com investimento inicial a partir de R$ 10 mil.

PARA SE INSCREVER

A 12ª edição do Expo Franchising ABF Rio começa a partir desta quinta-feira, ao meio-dia, no Riocentro, na Barra. O ingresso, que custa R$ 40 ou R$ 70 para duas pessoas, dá acesso aos três dias de evento. Inscrições podem ser feitas pelo site expofranchisingabf.rio.br ou pelo telefone 2441-9100. A organização estima receber um público de cerca de 20 mil pessoas de todo o país.

PALESTRAS

A feira terá uma intensa programação de palestras. Alain Guetta, especialista em formatação de franqueadoras e ex-presidente da ABF Rio, abre o ciclo de palestras com o tema 'Como transformar seu negócio em franquia' na sala 1, a partir das 15h desta quinta-feira. Uma hora depois, Cristina Matos fala sobre o mercado de franquias em Portugal.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias