Por
Publicado 29/09/2019 00:00

ATAQUE A MORO

O especialista Ricardo Tavares, professor de pós-graduação em segurança cibernética na Impacta/Daryus-SP, explica como ocorreu o ataque hacker a autoridades, incluindo Sergio Moro. Para ter acesso ao Telegram instalado no celular do ex-juiz, os hackers usaram um software com a capacidade de duplicar o número. Em seguida, pediram uma nova senha para o aplicativo de mensagens e fizeram uma ligação, que caiu na caixa de mensagens. E, assim, obtiveram o código.

FALHA CORRIGIDA

Segundo o perito para crimes cibernéticos, isso só ocorreu por causa de falhas na empresa de telefonia e no próprio Telegram, já corrigidas. "A Anatel criou uma nova regra, que não permite mais isso. E Telegram fez mudança, que agora só envia senha se ativar autenticação em duas etapas", explicou Ricardo.

UM NOVO GOLPE

Agora, os hackers passaram a aplicar um novo golpe, informa o perito. Ao ligar para anunciantes que colocam os seus próprios celulares na internet para oferecer um produto, os hackers simulam interesse no negócio e solicitam uma correção no anúncio virtual. Em seguida, o hacker envia uma mensagem para o celular da vítima e duplica o aplicativo WhatsApp instalado no aparelho. "Aí, ele entra em contato com os seus amigos para pedir dinheiro. Centenas de vítimas caem diariamente nesse golpe", revela.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias